↑ Voltar a PPA

Cooperação Internacional

A Parceria Portuguesa para a Água mantém contactos regulares com outras outras organizações internacionais que se dedicam ao sector da água. Atualmente integra as seguintes instituições:

– Parceria Europeia de Inovação para a Água – EIP on Water

O objetivo desta parceria europeia é juntar todos os atores relevantes de vários países e setores relacionados com a água, desde empresários, investigadores, responsáveis governamentais, indústrias mais utilizadoras deste recurso e setor financeiro. Os responsáveis comunitários querem acelerar o desenvolvimento e o conhecimento de soluções inovadoras para os desafios atuais na área da água e será desenvolvido um plano estratégico com os parceiros para definir áreas prioritárias para ações.  A PPA tem vindo a acompanhar desde o início a EIP on Water, estando representada ao mais alto nível da sua estrutura de governação pelo Prof. Francisco Nunes Correia, Presidente desta Associação, enquanto membro convidado do High Level Steering Group (HLSG), e pela Engª Rafaela de Saldanha Matos, Administradora da PPA, ao nível da Task Force e do grupo redatorial do Strategic Implementation Plan (SIP).

– Global Water Operators Partnerships Alliance

A Parceria Portuguesa para a Água passou a integrar desde Outubro de 2013 a GWOPA – Global Water Operators Partnerships Alliance, uma rede que tem como principal objetivo o estabelecimento de parcerias entre operadores de serviços de água Através da partilha de conhecimento, da angariação de fundos e apoios, da promoção da acessibilidade e qualidade da prestação dos serviços e do reforço das capacidades dos operadores, esta iniciativa pretende contribuir para alcançar e acelerar o cumprimento dos objetivos do Milénio no domínio da água. A GWOPA, com sede em Nairobi (UN-Habitat), reúne um conjunto diversificado de membros e parceiros, sendo formada por associações, empresas públicas, bancos de desenvolvimento, organizações da sociedade civil e instituições de ensino e investigação. Esta entidade estabelece plataformas de apoio em todo o mundo e organiza encontros para promover a recolha e a partilha de informação, o benchmarking e a aprendizagem conjunta entre operadores.

– Northern Water Network

A Parceria Portuguesa para a Água passou a integrar desde agosto de 2013 a Northern Water Network, uma restrita rede de parcerias para a água de países industrializados. Esta entidade, secretariada pela parceria japonesa,  junta parcerias para a água de países industrializados e pretende partilhar conhecimentos, organizar encontros e divulgar informação junto dos intervenientes do setor.  Pretende igualmente potenciar a partilha de experiências e boas práticas no setor da água entre os países membros e interagir com países em desenvolvimento.

– Global Water Partnership

Fundada em 1996 pelo Banco Mundial, pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD) e pela Agência Sueca para o Desenvolvimento Internacional, a Global Water Partnership tem como missão para promover a gestão integrada dos recursos hídricos e apoiar o desenvolvimento e a gestão sustentável dos recursos hídricos.

 

– European Water Supply and Sanitation technology Platform

A PPA é membro da WssTP, uma plataforma europeia de Investigação & Desenvolvimento para o setor da água que tem como visão tornar a Europa líder em conhecimento com o objectivo de, até 2030, fornecer  serviços no sector da água com qualidade  e acessíveis.

 

– Global Water Intelligence

A revista Global Water Intelligence foi lançada em Junho de 2000 pelo Grupo CWC, com Peter Allison como editor. A publicação discute  as tendências emergentes na indústria da água para ajudar a formular uma estratégia num mundo em rápida mudança.  O grupo organiza duas conferências por ano: o Encontro Mundial da Água e o Encontro Americano da Água.

 

sw

 – Sanitation and Water for All

A Sanitation and Water for All congrega governos de mais de 100 países, agências externas de assistência, organizações da sociedade civil e outros parceiros de desenvolvimento que trabalham em conjunto para catalisar a liderança e ação política, melhorar a prestação de contas e usar os escassos recursos de forma mais eficaz. Cerca de dois biliões e meio de pessoas – mais de um terço da população mundial – vivem sem instalações sanitárias adequadas. Cerca de 800 milhões de pessoas ainda não têm acesso a uma fonte adequada de água potável e protegida de contaminação externa.

OCDE–  Global Coalition for Good Water Governance 

A OCDE está actualmente a expandir a base de signatários com vista a criar uma aliança global para a Boa Governação da Água. Se representa uma organização internacional, nacional, bacia ou parte interessada local, está convidado a apoiar os princípios da OCDE para aderir a essa coligação. Tal dará oportunidades para mostrar histórias de sucesso, aprender com a experiência internacional, aceder a um banco de dados e expressar os seus pontos de vista sobre indicadores de governança de água.

Glob