↑ Voltar a PPA

Mensagem da Presidente

Parceria Portuguesa para a Água – Um projecto para a internacionalização do sector

Portugal tem um conjunto diversificado e maduro de instituições públicas e privadas dedicadas à água. Algumas gozam já de reconhecimento e prestígio junto dos mercados globais. Outras têm potencial para o alcançarem no futuro. Este é o ponto de partida para a criação de uma Parceria Portuguesa para a Água (PPA) que visa desenvolver sinergias e maximizar potencialidades.

Portugal é desde há muito um País aberto ao exterior. Não é exagero dizer que a palavra “globalização” se escreveu pela primeira vez em português no século XVI. Sempre tivemos capacidade e motivação para lidar com povos de todos os continentes, independentemente das suas tradições, culturas e crenças.

Essa é a abordagem que os temas da água requerem nas sociedades de hoje: uma compreensão clara de que enfrentamos os mesmos problemas, embora com abordagens moldadas diferentemente pela história e cultura de cada povo. Contudo, todas essas abordagens visam sempre o mesmo objectivo: disponibilizar água para todos os usos, de forma sustentável, a preço razoável, gerida por um sistema socialmente justo.

A PPA procura fazer convergir os esforços de quatro segmentos considerados essenciais: empresas, abrangendo um vasto leque de competências desde a concepção à gestão, incluindo equipamentos e construção; instituições de ensino e investigação, onde se produz e transmite o “saber” que está na base de toda a cadeia de valor; associações profissionais, que tanto têm contribuído para consolidar e dar identidade ao sector; organismos da administração que integram o “modelo” português ou que desempenham um papel chave na sua internacionalização.

A PPA foi formalmente constituída como associação de direito privado a 29 de Abril de 2011 e os seus órgãos sociais foram eleitos no dia 28 de Junho de 2011, tendo entrado em funções a 7 de Julho de 2011.

Todos são convidados a tornarem-se parceiros da PPA para dar mais força a esta iniciativa de internacionalização do sector português da água!

Alexandra Cunha Serra

Presidente do Conselho de Administração da Parceria Portuguesa para a Água