Voltar a Eventos

Fórum Mundial da Água


O 8.º Fórum Mundial da Água 2018,  teve lugar em Brasília, entre os 18 e 23 de Março, subordinado ao tema “Compartilhando Água”. Após sete dias de evento, o Fórum recebeu 120,2 mil pessoas de 172 países diferentes. Destas, 109,6 mil visitaram a Vila Cidadã e a Feira; e 10,6 mil congressistas participaram das mais de 300 sessões temáticas do Centro de Convenções Ulysses Guimarães e visitaram a Expo. A abertura contou com a presença de 12 chefes de Estado, governo e altas autoridades internacionais e o evento teve a participação de  representantes de importantes organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas e suas agências, União Europeia, Banco Mundial, BID, CPLP, OCDE entre outros.

Portugal marcou presença em todos os processos de discussão do Fórum e também na exposição com o pavilhão de Portugal dedicado ao tema “Portugal – Smart Sustainable Water Future“. A organização do Pavilhão teve o alto patrocínio do Ministério do Ambiente de Portugal e contou com uma Comissão para a organização, liderada pela Parceria Portuguesa para a Água.

No pavilhão de Portugal (2.º maior da exposição com 216 metros quadrados) foi possível consultar informações em ecrãs touchscreen e num mapa interactivo sobre cerca de 500 projectos e 130 entidades diferentes do setor português da água, desenvolvidos quer em Portugal, quer fora de portas e que ainda se encontra disponível para consulta em http://www.fma2018.pt/en/home/

Ao longo de seis dias de exposição o Pavilhão de Portugal teve uma programação diversificada de eventos que promoveram não só o sector da água em Portugal mas também produtos típicos portugueses.

No auditório do pavilhão de Portugal, ao longo de quatro dias, realizaram-se 16 sessões técnicas e intervenções de representantes políticos de Cabo Verde, Moçambique e Angola, servindo como elemento agregador de toda a lusofonia.

Consulte aqui o programa do pavilhão.

 

 

Link permanente para este artigo: http://www.ppa.pt/eventos/forum-mundial-da-agua/