↑ Voltar a Eventos

PT Global Water Awards 2017

A cerimónia de entrega dos prémios PT Global Water Awards 2017 realizou-se no dia 7 de Novembro, pelas 18h40, no SANA Malhoa Hotel, no quadro da 12ª Expo Conferência da Água.

Os PT Global Water Awards distinguiram empresas e entidades que integram o cluster Português da água e que no último ano concretizaram um importante sucesso no quadro de uma crescente internacionalização deste sector da economia Portuguesa.

Foram atribuídos prémios, em cada uma das seguintes categorias:

  • “Empreitadas” – MOINHOS ÁGUA E AMBIENTE.  A MOINHOS ÁGUA E AMBIENTE ganhou a categoria “Empreitadas” dos PT Global Water Awards com um projecto localizado na Etiópia para a AAWSA – Addis Abeba Water & Sewarage Authority, com duração de dois anos.O projecto envolveu a concepção, projecto e execução de equipamentos electromecânicos para ETARs e foi utilizada a tecnologia de membranas MBR. “A solução teria que garantir uma qualidade de água tratada de elevada qualidade e sem contaminação microbiológica, uma vez que teria de ser reutilizada na agricultura“.De notar que “Foi criado um consórcio com um construtor local que ficou com a responsabilidade da construção civil ao pormenor de todos os trabalhos do projeto”.
  • “Fornecimentos” – TECNILAB. A exportação de Sistemas de amostragem e/ou análise em contínuo para circuitos de água/ vapor de processo de caldeiras para produção de energia eléctrica para várias geografias: Espanha, Irlanda, Turquia, Rússia, Iraque e México levou a TECNILAB a ser premiada na categoria “Fornecimentos”.Tratam-se de sistemas fornecidos devidamente preparados para resistirem aos ambientes industriais mais agressivos, instalados em contentores e/ ou painéis para exportação.De destacar que “A TECNILAB Portugal tem sido contratada como fornecedor único para o desenvolvimento destes projetos específicos, sendo portanto todo o trabalho realizado, de responsabilidade exclusiva da empresa”.

    “Estes projectos resultam de soluções apresentadas pela Tecnilab Portugal em concursos em que participaram empresas originárias de Espanha, Inglaterra, Alemanha, Suíça e Itália.”.

  • “I+D+I” – NEMUS. Com o projecto “Modelação hidrogeológica numérica do Vale Central na Costa Rica” para a SENARA – Servicio Nacional de Aguas Subterráneas, Riego y Avenamiento a NEMUS foi distinguida na categoria de “I+D+I”.A “Proposta que ficou classificada em 1º lugar no concurso público internacional ao qual concorreram empresas de renome brasileiras e alemãs”.De realçar que “Paralelamente, a NEMUS desempenhou um importante papel na capacitação de técnicos do SENARA e outros organismos da administração pública (…) através de um curso de modelação matemática de aquíferos realizado na Universidade da Costa Rica.”.
  • “Serviços” – COBA. O “Estudo de Viabilidade do Aproveitamento Hidroeléctrico de Kholombidzo” no Malawi, para o Ministério dos Recursos Naturais, Energia e Minas levou a COBA a vencer a categoria “Serviços” dos PT Global Water Awards.“O projecto foi adjudicado após concurso com pré-qualificação, tendo como concorrentes empresas de renome no sector da hidroelectricidade como a Fitchner, AECOM, Poyry, Norconsult e Norplan”.“A COBA subcontratou uma empresa portuguesa, a LandCOBA, para os levantamentos topográficos (…)”.

    “A componente de formação do projecto envolveu a visita a Portugal, durante duas semanas, de altos funcionários do Malawi”.

  • “Serviços” – Menção honrosa para AGS. O projecto de gestão eficiente de água, no Chile para a Aguas Nuevas SA e filiais levou a AGS a receber uma menção honrosa para a categoria “Serviços” nos PT Global Water Awards.“A repercussão do projecto promoveu o contacto com outras entidades chilenas, existindo a possibilidade de novos projectos focados na melhoria da eficiência dos sistemas, além da metodologia ter sido replicada e estando em implementação em Manila”.De salientar que “A divulgação da realidade nacional (e.g. subcontratação nacional do software de caudais) tem promovido o aumento da visibilidade internacional do sector da água Português”.
  • “Serviços” –  Menção honrosa para AQUALOGUS. A AQUALOGUS recebeu uma menção honrosa na categoria “Serviços” pelo projecto de consultadoria na área da hidroelectricidade no Paquistão, para o BAsD – Banco Asiático de Desenvolvimento.“A seleção do agrupamento liderado pela AQUALOGUS foi conseguida num concurso público internacional com fase de pré-qualificação do qual resultaram os seguintes concorrentes (líderes de agrupamento): AF-Consult (Suíça); Integration Environment & Energy (Alemanha); Lahmeyer International (Alemanha); Mott MacDonald (Reino Unido); e Multiconsult AS (Noruega) – empresas internacionais e multinacionais de referência (…)”.De salientar que “O projecto incorpora um importante contributo de know-how nacional. Metade dos especialistas internacionais da equipa são portugueses”.

O encerramento da cerimónia da entrega dos prémios esteve a cargo de S. Exª o Secretário de Estado do Ambiente, Eng. Carlos Martins.