↑ Voltar a Eventos

Reunião Cadeia de Valor da Água

Os membros do Conselho de Administração da PPA foram convidados para reunião-debate sobre a cadeia de valor da água em Portugal, que se realizou no dia 2 de Julho 2018, no Ministério dos Negócios Estrangeiros e que contou com a presença dos Secretários de Estado da Internacionalização e do Ambiente.

Em linha com o Programa Internacionalizar, recentemente aprovado pelo Governo, esta é uma iniciativa que visa promover o debate entre os agentes económicos de uma cadeia de valor, em torno de três questões centrais para a próxima década:

  • Na vertente investimento, considerando o objetivo de promover o desenvolvimento e consolidação de uma cadeia de valor em Portugal, que falhas e oportunidades são identificadas?
  • Na vertente internacionalização, considerando o objetivo de apoiar a internacionalização de uma cadeia de valor nacional, mais exportações e para mais mercados, que iniciativas promover, a curto, médio e longo prazos, pelos agentes públicos e agentes privados?
  • Quais os principais custos de contexto ao investimento e à internacionalização, a nível interno e nos diferentes mercados?

Esta iniciativa surge na sequência de quatro reuniões-debate já dinamizadas pelo MNE ao longo do ano de 2018 sobre as seguintes cadeias de valor: produção de medicamentos, indústria agroalimentar, produção e manutenção de componentes aeronáuticos, e produção de componentes automóveis.

Nesta reunião a PPA, na pessoa da sua Presidente, Eng. Alexandra Cunha Serra, enquadrou as valências e desafios à internacionalização do cluster Português da água, sintetizando as conclusões do estudo “Dores da Internacionalização do Sector Português da Água”, levado a cabo pela PPA e apresentado publicamente no início de 2018.

Entre os demais Administradores da PPA presentes que densificaram as recomendações da PPA, contam-se: Eng. Fernando Anjos Ferreira (EFACEC); Eng. Fernando Prioste (Coba); Eng. Eduardo Marques (AEPSA) e Dra. Ana Teresa Albuquerque (ERSAR). Contribuíram igualmente para o debate o Eng. Jaime Melo Baptista e o Eng. Diogo Faria de Oliveira em representação, respectivamente, da LIS-Water e do Wise PPP.

Pode consultar aqui a apresentação realizada pela PPA.