↑ Voltar a I+D+I

Grupos de Trabalho da PPA

  • Grupo de Trabalho  de Apoio à Internacionalização das Empresas Portuguesas da Água (AIEPA )

A PPA constituiu um Grupo de Trabalho com representantes de diversos partes interessadas do sector da Água com o objectivo de elaborar um diagnóstico sobre as mais significativas dificuldades das empresas Portuguesas nos mercados internacionais e reunir informação concreta e com valor estatístico de modo a melhor orientar o trabalho da PPA tendo em vista o seu contributo para a superação dessas dificuldades.

Constituição do GT:

  • Fernando Ferreira (Coordenação), Director-Geral na EFACEC
  • Alexandra Serra, Administradora Executiva, Águas de Portugal Internacional
  • Fernando Prioste, Presidente, COBA
  • Francisco Machado, Presidente, AEPSA
  • João Simão Pires (Secretariado), Director Executivo, Parceria Portuguesa para a Água

Um dos primeiros outputs deste GT foi o estudo “Dores da Internacionalização”, baseado em inquérito sobre as maiores dificuldades que as empresas Portuguesas enfrentam nos processos de internacionalização, o qual contou com a participação de 50 entidades.

Pode consultar aqui o Estudo “Dores da Internacionalização – As principais dificuldades das empresas nos processos de internacionalização”, que será objeto de apresentação e discussão pública no dia 30 de Janeiro, pelas 10h00, no Pequeno Auditório do Centro de Congressos do LNEC.

 

 

  • Grupo de Trabalho dedicado às Infraestruturas de Águas (GTIA)

No quadro da colaboração entre a PPA com a PTPC, o Grupo de Trabalho dedicado às Infraestruturas de Águas (GTIA) publica o Guia Técnico “Afluências Indevidas: Aspetos Gerais e Metodológicos”

Este Grupo de Trabalho tem agregado peritos representantes de membros das duas Associações,  PPA – Parceria Portguesa para a Água e PTPC – Plataforma Tecnolologica Portuguesa para a Construção.

O Guia Técnico “Afluências Indevidas: Aspetos Gerais e Metodológicos” é da autoria da Eng.ª Maria David e da Eng.ª Vanda Barroso e quando foi iniciado estavam integradas nos quadros da EPAL/LVT.

O documento foi objecto de análise, discussão, comentário e revisão em sede do Grupo de Trabalho e de recolha de comentários e contributos de Associados de ambas as entidades.

Pretende-se com este Guia apresentar os princípios gerais sobre a temática das afluências indevidas em redes de gestão de águas residuais urbanas, incluindo as principais ferramentas e metodologias para a gestão desta problemática, encontrando-se estruturado da seguinte forma: definição de sistemas de drenagem urbana; principais tipologias de afluências indevidas; e as metodologias aplicadas à identificação e controlo de afluências indevidas.

O prefácio é redigido pelos Presidentes, à data, das entidades que promoveram a sua elaboração. Estabelecendo um contributo técnico para os sectores da água e da construção.

Consulte aqui o Guia Técnico.