↑ Voltar a Plataforma P3LP

O Projecto P3LP

O projecto P3LP – Pontes e Parcerias nos Países de Língua Portuguesa, insere-se numa plataforma institucional e empresarial lusófona dinamizada pela Parceria Portuguesa para a Água. Constituída por entidades públicas e privadas com actividade no sector da água, tem como principal objectivo facilitar e promover iniciativas centradas na partilha de experiências e na divulgação do conhecimento nos temas da água entre entidades públicas e privadas nos países de língua portuguesa.

Este projecto é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização no montante de 545 mil euros, dos quais 426 mil euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Pode consultar aqui a brochura de apresentação do projecto P3LP.201612021607_0001

 

O projecto P3LP pretende:
1. Promover parcerias entre instituições, entidades gestoras e empresas, norteadas pelos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas;
2. Contribuir para o reforço da presença das entidades que integram o sector português da água nos países do universo CPLP.

Quais as actividades centrais?

SESSÕES PÚBLICAS E SEMINÁRIOS DE DIVULGAÇÃO

Este conjunto de actividades visa assegurar que os resultados desenvolvidosao longo dos dois anos do Projecto, são objecto de uma ampla disseminação e partilha, promovendo uma reflexão alargada e uma dinâmica colaborativa e dinamizadora. Através da inclusão e do envolvimento de todos os agentes interessados, o projecto compreende duas sessões públicas inaugurais, seminários de divulgação dos resultados de estudos chave a realizar, seminários específicos centrados em cada um dos cinco mercados alvo da realização de missões
inversas, culminando com duas sessões de encerramento.

ESTUDO DE OPORTUNIDADES EUROPEAID NO UNIVERSO CPLP

Compreende o levantamento e análise detalhada de informação sobre as características e oportunidades proporcionadas pelos instrumentos
financeiros da União Europeia para a cooperação e apoio ao desenvolvimento. Com enfoque no sector da água e no universo CPLP, analisar-se-á especificamente o Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED), o Instrumento de Cooperação para o Desenvolvimento (ICD) e os Planos Indicativos Nacionais (PIN) em recente aprovação. Pretende-se assim informar e preparar o nosso tecido empresarial para a conquista de uma maior quota deste mercado estratégico.

DIAGNÓSTICOS DE NECESSIDADES E GAPS DE CAPACIDADES NAS ENTIDADES GESTORAS DE SERVIÇOS DE ÁGUAS NOS PALOP

Com enfoque no continente Africano, esta actividade visa identificar e priorizar as áreas de intervenção para uma cooperação com entidades gestoras Portuguesas susceptível de gerar efeitos multiplicadores sobre a fileira industrial do cluster nacional da água, identificando prospectivamente tipos de serviços ou produtos especialmente vocacionados para estes mercados.

ESTUDOS DE NOVOS MERCADOS-ALVO NO UNIVERSO CPLP

Centram-se no levantamento e análise de informação sobre as características e oportunidades de negócio na Guiné Bissau, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, quatro novos mercados-alvo no universo CPLP, cujo conhecimento dos respectivos sectores da água por parte das empresas Portuguesas é ainda relativamente incipiente.

MISSÕES INVERSAS

Actividade nuclear cujo principal objectivo será o de proporcionar às empresas Portuguesas a oportunidade de conhecer e interagir directamente com delegações de decisores-chave do cluster da água nos mercados lusófonos, cimentando relações de parceria técnica lideradas por entidades gestoras nacionais de referência. Ao longo dos dois anos do Projecto, serão organizadas cinco missões inversas de delegações de representantes institucionais e técnicos de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Estas iniciativas incluem:
• Seminários de divulgação das competências das empresas portuguesas;
• Workshops temáticos;
• Mesas redondas empresariais;
• Visitas técnicas;
• Contactos institucionais.