PPA apresenta resultados do Balanço de Internacionalização 2019

A PPA lançou um inquérito ao sector da água com o objectivo de fazer um Balanço da actividade internacional referente ao exercício de 2019 e apresenta as principais conclusões que reflectem a importância das multilaterais, diversidade nas estratégias para a internacionalização e ainda a conquista de novos mercados.

O inquérito decorreu entre Janeiro e Fevereiro deste ano, e contou com a participação de cerca de 50 empresas e centros de investigação.

Em termos numéricos, a maioria do universo representado corresponde a empresas de pequena e média dimensão (média de cerca de 120 colaboradores), que globalmente representa 560 milhões de euros de volume de negócios e um total de 5,2 mil colaboradores. As actividades internacionais assumem já um peso muito significativo (superior a 40%) para quase metade das entidades participantes no inquérito.

Do relatório síntese, que poderá ser consultado AQUI, salientamos os seguintes elementos chave:

  • Os resultados agregados das respostas confirmam sinais de uma gradual recuperação do nível de actividade global iniciada em 2015, a par de um continuado aumento do grau de internacionalização do cluster português da água, apesar de muitos associados continuarem a sentir os efeitos recessivos da evolução económica em alguns mercados-chave.
  • Assim, em termos globais, o exercício de 2019 continuou a apresentar uma evolução tendencialmente favorável no plano internacional, apesar do diferencial face ao mercado nacional se ter reduzido comparativamente a anos anteriores. 
  • A participação em concursos internacionais por parte de cerca de metade das entidades representadas concentrou-se geograficamente na África sub-sahariana. Com efeito, o mercado das multilaterais financeiras é fundamental para o cluster da água Português e vice versa:
    • O cluster da água representa um quinto do número de adjudicações a empresas portuguesas e 15% do valor total adjudicado no período 2011-2018;
    • Tratam-se de projectos geograficamente concentrados na África sub-sahariana e concursos predominantemente financiados pelo Banco Mundial.
  • O perfil de novas parcerias estabelecidas espelha a diversidade de estratégias de internacionalização seguidas pelas empresas Portuguesas. Em 2019, cerca de 60% das empresas estabeleceram novas parcerias para a internacionalização (com outras empresas Portuguesas, com parceiros de âmbito internacional ou com parceiros locais em mercados geográficos-alvo).
  • Finalmente, importa salientar que, em 2019, cerca de metade das empresas conseguiu iniciar actividade num novo mercado geográfico, alguns fora do âmbito tradicional de enfoque das empresas Portuguesas.

Estes resultados reforçam a aposta da PPA nas multilaterais financeiras, nomeadamente no trabalho desenvolvido em conjunto com a AICEP e o GPEARI do Ministério das Finanças e na divulgação de concursos internacionais. Adicionalmente a PPA entende a importância das parcerias para a internacionalização e continuará a comunicar e a estabelecer colaborações com eventos internacionais de relevo para o sector de forma a potenciar novas parcerias e novas oportunidades.

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