Visita de delegação chinesa

No dia 17 de Maio de 2011, a Parceria Portuguesa para a Água recebeu a delegação chinesa da Pearl River Water Resources Commission, a Comissão do Rio das Pérolas, criada há 15 anos para prevenir inundações e aproveitar recursos hídricos para produção de energia eléctrica. Hoje, como resultado do intenso e localizado desenvolvimento da China e das drásticas consequências das alterações climáticas, a principal preocupação desta Comissão é garantir o uso sustentável da água através de duas abordagens prioritárias para o Rio das Pérolas: limitar a captação excessiva de água e evitar o escoamento directo de água contaminada.

Na manhã de dia 17, a delegação foi recebida no Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território (MAOT), onde assistiu às seguintes apresentações:

A Parceria Portuguesa para a Água, Professor Francisco Nunes Correia, Presidente da Comissão Instaladora da PPA

O modelo português para a Gestão dos Recursos Hídricos, Eng. Rocha Afonso, Vice-Presidente do Instituto da Água

As Administrações de Região Hidrográfica, Eng. Simone Pio, Vice-Presidente da Administração da Região Hidrográfica do Tejo

Foram apresentadas as capacidades portuguesas ao serviço dos desafios globais e, em particular, a experiência que Portugal tem adquirido ao longo do tempo em áreas que despertam o interesse da delegação chinesa, nomeadamente ao nível do modelo português de gestão da água, da legislação vigente, do processo de preparação de planos de gestão, bem como dos modelos e medidas implementadas no sector.

A delegação chinesa mostrou-se interessada em aprender com a experiência portuguesa e em aprofundar as relações existentes entre os dois países, lembrando que existe já colaboração e apoio tecnológico, por exemplo, através do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). Os oradores portugueses deram resposta a diversas questões levantadas pela delegação chinesa, nomeadamente no que diz respeito ao controlo da qualidade de água, ao tratamento de águas residuais, ao controlo de cheias, à compatibilização entre crescimento económico e gestão sustentável dos recursos hídricos, bem como no que respeita às relações existentes entre países ou províncias que partilham os mesmos recursos hídricos, dada a experiência desenvolvida por Portugal e Espanha.

Cientes de que em Portugal e na China a escala dos desafios e os contextos culturais são muito diferentes, foi unânime a consideração de que, não obstante, enfrentamos os mesmo problemas. Assim, este encontro constituiu uma oportunidade importante para reforçar a relação entre estes dois países e contribuir para internacionalizar o sector português da água nessa região do mundo.

Fotografias do encontro:

Cincopa WordPress plugin

Link permanente para este artigo: http://www.ppa.pt/2011/05/visita-de-delegacao-chinesa-2/