Estudos de Mercado Multisectoriais

Deloitte – “África Construction Trends 2016”

O relatório de 2016 agrega e compara dados dos últimos quatro anos, fornecendo informações tanto a nível continental como regional.

O relatório destaca quem detém, financia e constrói os principais projetos de infraestruturas em África. Esta edição inclui ainda uma componente especial sobre projetos no setor das águas.

Consulte aqui o relatório.

Oportunidades de Negócio nos Mercados Regionais da Lusofonia”

A Associação Industrial Portuguesa (AIP) realizou no dia 29 de Maio de 2014 a Conferência “Oportunidades de Negócio nos Mercados Regionais da Lusofonia”,  no Centro de Congressos de Lisboa, no âmbito do projeto “Lusofonia Económica – Plataformas CPLP”.

O evento, que reuniu especialistas internacionais para além de individualidades de renome nacional, apresentou dez estudos sobre as oportunidades, potencialidades e o ambiente de negócios nos países e territórios de língua portuguesa e comunidades económicas regionais, onde estes se integram e os mecanismos de financiamento ao comércio e do IDE entre os países. Consulte abaixo os estudos:

“Oportunidades de Negócio nos Mercados Regionais da Lusofonia” – Dez estudos sobre oportunidades, potencialidades e negócios nos países de língua portuguesa.

Conferência Internacionalização das Economias – 3 e 4 de junho de 2014

A AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal – considera de vital relevância articular e congregar esforços de diversos protagonistas ligados direta ou indiretamente à internacionalização das empresas portuguesas e, consequentemente, à economia nacional, convocando a intervenção multilateral no quadro da CPLP. A conferência Internacionalização das Economias Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Portugal, promovida pela AICEP, pretendeu dar resposta a tal pretensão, através da afirmação, consolidação e diversificação dos negócios, ao mesmo tempo que permitiu aprofundar conhecimento e saberes úteis sobre tais economias. Consulte abaixo os diferentes estudos que foram apresentados na conferência:

– Estudo sobre Angola – Elaborado pelo Banco BIC

– Estudo sobre o Brasil – Elaborado pelo Banco do Brasil

– Estudo sobre  Cabo Verde –  Elaborado pela Espírito Santo Research

– Estudo sobre Moçambique – Elaborado pelo Millenium BCP

– Estudo sobre São Tomé e Príncipe – Elaborado pela Caixa Geral de Depósitos

– Estudo sobre Timor-Leste – Elaborado pela Caixa Geral de Depósitos

– Estudo sobre Portugal – Elaborado pelo Banco BPI

Perspectivas Económicas em África 2014 – Países Africanos da CPLP

A OCDE, em parceria com o Banco Africano para o Desenvolvimento (BAfD) e com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), produziu o estudo – “Perspectivas Económicas em África 2014 – Países Africanos da CPLP”.

Informação sobre outros países africanos pode igualmente ser encontrada no endereço www.africaneconomicoutlook.org