I+D+I

Investigação, Desenvolvimento e Inovação

A Parceria Portuguesa para a Água tem entre os seus objetivos a promoção da partilha de conhecimento e de experiência entre as empresas portuguesas interessadas na internacionalização, bem como a identificação de novas oportunidades para o desenvolvimento de projetos e iniciativas I+D+I nos mercados globais. Nesse sentido, esta página recomenda um conjunto de iniciativas de Investigação, Desenvolvimento e Inovação no domínio da Água que acreditamos serem de particular interesse para os nossos Associados.

European Innovation Partnership for Water

No quadro do Horizonte 2020, esta iniciativa lançada em 2012 pela Comissão Europeia, irá traduzir-se no financiamento de ações concretas em toda a Europa em projetos de melhoria e otimização das condições de utilização da água e dos recursos hídricos, envolvendo todos os atores relevantes relacionados com a água: empresários, investigadores, responsáveis governamentais, indústrias mais utilizadoras deste recurso e o setor financeiro.

Water Supply & Sanitation Technology Platform

Plataforma lançada pela Comissão Europeia em 2004 para promover a coordenação e a colaboração no domínio da investigação e desenvolvimento tecnológico da indústria da água. Esta iniciativa conta com 70 membros e 210 entidades apoiantes. Agrega indústria, universidades, investigação, organizações políticas e associações do setor da água.

Joint Programming Initiative

Iniciativa que pretende otimizar, a nível europeu, o uso dos recursos públicos em investigação e desenvolvimento e fazer face a desafios comuns. De forma voluntária, e numa base de parceria, os Estados-membros articulam “Agendas Estratégicas de Investigação” para enfrentar grandes desafios sociais.

Acqueau

Trata-se do primeiro cluster Eureka dedicado a tecnologias relacionados com o ambiente e com o setor da água. Pretende promover soluções inovadoras e desenvolver novas tecnologias no setor da água que sejam direcionadas para o mercado. Esta iniciativa é apoiada por mais de 25 países e 70 empresas.

Global Water Research Coalition

Desde 2001, com o objetivo, de promover o avanço científico no setor da água, 12 centros de investigação de todo o mundo formaram a Global Water Research Coalition, uma iniciativa que pretende promover a cooperação em investigação no setor da água. Através dos seus membros, esta coligação representa os interesses e as necessidades de cerca de 500 milhões de consumidores