Principais entidades financiadoras multilaterais

Banco Mundial

O Banco Mundial é um grupo de instituições financeiras cujo principal objetivo consiste em fomentar o crescimento económico e a cooperação à escala global contribuindo assim para a promoção do processo de desenvolvimento económico dos países em desenvolvimento membros dessas instituições.

O Grupo Banco Mundial, sedeado em Washington, é constituído pelo Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), pela Associação Internacional de Desenvolvimento (AID), pela Sociedade Financeira Internacional (SFI), pela Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (MIGA) e pelo Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos (ICSID).

Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento

O Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento  é uma instituição financeira cujo principal objectivo consiste em apoiar a transição das economias centralizadas para economias de mercado em países da Europa Central, de Leste, Cáucaso e Ásia Central, tendo por base o fortalecimento da iniciativa privada e do tecido empresarial. Foi fundado em 1991.

Banco Africano de Desenvolvimento

O Banco Africano de Desenvolvimento  foi criado em 1964. Trata-se de uma instituição financeira multilateral que se dedica a promover o desenvolvimento económico e social sustentável e a redução de pobreza nos países membros regionais (PMR), em África. A instituição propõe-se atingir estes objectivos mediante (i) a mobilização e afectação de recursos para investimentos em PMR, e (ii) a prestação de consultoria política e assistência técnica a fim de apoiar os esforços de desenvolvimento dos referidos países.

Banco Asiático de Desenvolvimento

Criado em 1966 e sedeado em Manila, é uma instituição financeira cujo principal objectivo consiste em fomentar o crescimento económico e a cooperação na região da Ásia e do Pacífico, contribuindo, dessa forma, para a promoção do processo de desenvolvimento económico dos países membros regionais.

Banco de Desenvolvimento da América do Norte (BDAN)

O Banco de Desenvolvimento da América do Norte (BDAN), com sede em Santo Antonio (Texas), é uma instituição financeira governada e capitalizada em partes iguais pelos Estados Unidos da América (EUA) e pelo México. Tendo iniciado atividade em 1994, a principal missão do BDAN é a de servir como parceiro catalisador de projetos de infraestruturas, que contribuam para uma melhoria da qualidade do ambiente e das condições de vida das comunidades situadas ao longo da fronteira entre os EUA o México. O BDAN presta também assistência técnica a entidades públicas e privadas que se encontrem a desenvolver projetos de infraestruturas nesta região transfronteiriça, sendo o setor do abastecimento e tratamento de águas, um dos setores-chave das atividades deste Banco. Complementarmente, o BDAN presta também apoio financeiro a municípios e utilities desta região, por forma de empréstimos e bolsas, com a finalidade de implementar boas práticas de gestão.

Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África

O Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (BADEA) é uma instituição financeira internacional fundada em Novembro de 1973, por dezoito estados membros da Liga dos Países Árabes. Tendo iniciado as suas operações em Março de 1975, este banco tem como principal objetivo a promoção do desenvolvimento económico-financeiro e da cooperação técnica entre países Africanos e Árabes. As funções principais do Banco são o financiamento do desenvolvimento económico em África, a mobilização e afetação de recursos financeiros de Países Árabes para projetos de desenvolvimento em Países Africanos e a prestação de assistência técnica para apoiar os esforços de desenvolvimento dos referidos países.

Corporação Andina de Fomento

A Corporação Andina de Fomento  é uma instituição financeira multilateral, com sede em Caracas, criada com o objectivo de impulsionar o desenvolvimento sustentável e a integração regional, que presta serviços bancários a clientes, tanto do sector público como do sector privado, dos países membros, mediante uma eficiente mobilização de recursos financeiros dos mercados internacionais para a América Latina.

   Banco Inter americano de Desenvolvimento

O Banco Inter americano de Desenvolvimento  foi fundado em 1958 com o objectivo de promover o desenvolvimento económico e social dos países da América Latina e Caraíbas. Está sedeado em Washington.

 

Logotipo CEBBanco de Desenvolvimento do Conselho da Europa

O Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa (CEB) foi criado em 1956, então sob a designação de Resettlement Fund for National Refugees and Overpopulation,  com o propósito de ajudar os refugiados e deslocados em virtude da Segunda Guerra Mundial.  Desde então, tem-se dedicado a outros problemas sociais na Europa, como a assistência a vítimas de desastres naturais, a ajuda à criação de emprego e o melhoramento das infraestruturas sociais.

Sediado em Paris, a sua missão atual  é promover a coesão social nos Estados-membros, embora também financie projetos noutras áreas como a construção, a educação, o ambiente, (incluindo o sector da Água), sempre com o objectivo principal de melhorar as condições de vida e a integração social.

 

bei Banco Europeu de Investimento

O Banco Europeu de Investimento (BEI), criado em 1963, tem por missão apoiar as políticas da União Europeia (UE), sendo que mais de  90% da sua atividade é focada no espaço da União. No seu mandato externo, apoia as políticas externas da UE em países em pré-adesão, países parceiros e da vizinhança, designadamente do Mediterrâneo, Cáucaso, e Leste Europeu, tendo igualmente envolvimento na Rússia, Ásia, América Latina, África, Caraíbas e Pacífico. As oportunidades de negócio resultantes dos projetos financiados pelo BEI surgem normalmente associadas ao parceiro multilateral ou bilateral com o qual o BEI co-financia esse projeto.

 

banco-islamicoBanco Islâmico de Desenvolvimento

O Banco Islâmico de Desenvolvimento (BIsD) iniciou formalmente a sua atividade em outubro de 1975. Esta instituição financeira internacional, tem como objetivo apoiar o desenvolvimento económico e o progresso social dos estados Membros (57 países)  e das comunidades muçulmanas, de acordo com os princípios da lei islâmica. Atua através de participação no capital próprio e concessão de empréstimos a projetos e/ou empresas,  e de assistência financeira a países membros.

Às oportunidades de negócio associadas aos projetos financiados pelo BIsD, por norma, é apenas permitido p acesso de empresas/entidades com sede num dos países membros do BIsD. A participação de empresas/entidades sem sede num dos países membros do BIsD, terá de ser através de subcontratação e segundo certas limitações impostas pelo BIsD.

 

asian

Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas

Recentemente criado, o Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas (AIIB) pretende complementar e cooperar com outras instituições financeiras multilaterais no desenvolvimento de infraestruturas e setores produtivos no continente Asiático. O AIIB concede  financiamento a qualquer membro, agência, entidade ou empresa que opere no território de um membro, bem como a agências internacionais regionais ou entidades envolvidas com o desenvolvimento económico da Ásia.