Voltar a I+D+i

A PPA em Projetos I+D+i

Conheça os projetos de I+D+i em que a PPA participa o seu enquadramento, financiamento e objetivos

Projeto AQUIFER – Instrumentos inovadores para a gestão integrada das águas subterrâneas num contexto de crescente escassez de recursos hídricos

O principal objetivo do AQUIFER– Instrumentos inovadores para a gestão integrada das águas subterrâneas num contexto de crescente escassez de recursos hídricos é capitalizar, testar, disseminar e transferir práticas inovadoras para a preservação, monitorização e gestão integrada de aquíferos que ajudem na tomada de decisão sobre a gestão dos recursos hídricos subterrâneos, melhorando a transferência de tecnologia para agentes locais e criar novas sinergias e desenvolver ferramentas comuns num contexto de recursos hídricos escassos e ameaças ambientais.   O projeto compreende as seguintes atividades principais:
GT1 – Aplicações inovadoras de monitorização de aquíferos
GT2 – Soluções avançadas de gestão de águas subterrâneas
GT3 – Integração de aquíferos em esquemas gerais de gestão de recursos hídricos
GT4 – Análise e promoção das possibilidades de aplicação de soluções inovadoras no território SUDOE

O projecto AQUIFER é cofinanciado pelo Programa Interreg-Sudoe e envolve 9 entidades de Portugal, Espanha e França, sendo o beneficiário principal do projeto, o IGME – Instituto Geológico y Minero de España. Reveja AQUI o vídeo da visita técnica dos parceiros do projeto às instalações da Águas do Ribatejo.

Plataforma web Aquifer Sudoe – A plataforma está disponível em 4 idiomas (PT, EN, SP, FR) e disponibiliza um e-book com referência a 30 práticas inovadoras na gestão de águas subterrâneas: https://platform.aquifer-sudoe.eu/pt/

Eventos finais do projeto:

  • A Conferência Final do Projeto AQUIFER em Portugal e o Workshop Técnico AQUIFER realizaram-se, dia 14 de março 2023 , no campus do LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa. Consulte AQUI mais informações sobre o evento.
  • Conferência Final em Barcelona
  • Conferência Final em Múrcia

Projeto IDIaqua – Potenciar a I+D+i de excelência em matéria de tratamento de águas em pequenos aglomerados urbanos

A PPA tem entre os seus objetivos a identificação de novas oportunidades para o desenvolvimento de projetos e iniciativas I+D+I nos mercados globais. Neste âmbito, a PPA integra o projeto IDIaqua, cuja reunião de lançamento decorreu no passado dia 4 de Outubro de 2017.

O projeto IDIaqua tem como objetivo promover a investigação no âmbito do tratamento de águas residuais em pequenos aglomerados urbanos e é coordenado pela Fundación Centro de las Nuevas Tecnologías del Agua (CENTA) contando com a participação de um total de 15 parceiros de Espanha e Portugal. Entre os restantes parceiros Portugueses contam-se a Águas do Algarve, a Águas do Vale do Tejo, a Universidade da Beira Interior e a Universidade do Algarve.

A realização do projeto ao longo dos próximos três anos, estrutura-se em seis grupos de atividades, nomeadamente:

  • a criação de uma Rede Tecnológica de Tratamento de Águas Residuais em Pequenos Aglomerados Urbanos;
  • o desenvolvimento de “Estratégia de I+D+I sobre o tratamento da água residual em pequenos aglomerados urbanos”;
  • a melhoria de infraestruturas de I+D+I;
  • um plano de projetos demonstrativos inovadores; e
  • as atividades transversais de gestão, de comunicação e de disseminação dos resultados do projeto.

O IDIaqua é um projeto financiado pelo Programa POCTEP (2014-2020), com uma duração formal de 30 meses e um orçamento total de 3,3 M€, com financiamento FEDER de 2,4 M€.

Materiais comunicacionais do projecto:

  • 1.ª nota de imprensa clique aqui
  • 2.ª nota de imprensa clique aqui
  • 1.ª Newsletter clique aqui
  • Ebook Estratégia de I+D+I na gestão de águas residuais em pequenos aglomerados urbanos, disponível aqui
  • Ebook Abstracts Evento Final Smallwat21v, disponível aqui

Para mais informações sobre projeto IDIaqua consulte o website do projeto em: www.idiaqua.eu

Projecto TWIST – Estratégia transnacional para a inovação no domínio da água

No âmbito dos seus objetivos de identificação de novas oportunidades para o desenvolvimento de projetos e iniciativas I+D+I nos mercados globais, a PPA integrou um consórcio internacional, com 12 entidades provenientes de Portugal, Espanha e França, que apresentou uma candidatura ao Programa Interreg Sudoe com o projeto TWIST – Estratégia Transnacional para a Inovação no domínio da Água (Transnational Water Innovation STrategy).

O projeto TWIST está focado na perspetiva tecnológica da gestão de águas residuais (tratamento e reutilização) e tem como principal objetivo criar novas parcerias transnacional e transregional, entre os diferentes agentes do setor da água com a capacidade de mobilizar os atuais recursos e desenvolver novos processos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (I&D+I) em direção ao cumprimento dos objetivos da Directiva-Quadro da Água (DQA).

O projeto TWIST foi aprovado a 7 de fevereiro de 2018, na segunda convocatória do Programa Interreg SUDOE, e o contrato de concessão foi assinado a 9 de abril de 2018, em Santander, em Espanha, nos termos do contrato n.º SOE2 / P1 / E0506. Com um orçamento total de um milhão, noventa e oito mil e quinhentos euros é cofinanciado a 75% pelo Interreg SUDOE através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O projeto TWIST começou a 1 de abril de 2018, com a duração de 36 meses, encontra-se dividido nos seguintes grupos de tarefas:

  • GT1. Criação de conhecimento: análise de atores e caracterização de processos de inovação a nível regional;
  • GT2. Experimentação : metodologia comum para a criação de três “laboratórios vivos” para a gestão, tratamento, reciclagem e recuperação de produtos em águas residuais;
  • GT 3. Análise de resultados e exploração do mercado: estratégia comum para a identificação de oportunidades de mercado;
  • GT4. Capacitação para o desenvolvimento regional e criação de emprego;
  • GT5. Capitalização e transferência de resultados para outras regiões SUDOE.

Clique aqui para a nota de imprensa do projeto.

Para mais informações sobre projecto TWIST consulte o website do projeto em: www.twistproject.eu

Projecto REDAWN  – Redução da Dependência Energética nas Redes de Água da Área Atlântica

A indústria da água é o quarto setor energético mais intensivo na área do Atlântico, responsável por contribuições significativas para as alterações climáticas e por reduções na competitividade devido aos custos associados. Neste quadro, o projecto REDAWN visa melhorar a eficiência energética das redes de água através da instalação de tecnologia inovadora de micro-hidro-energia (MHP). Essa tecnologia permitirá recuperar energia nas redes de tubulação existentes em infra-estruturas de irrigação, abastecimento público de água, gestão de águas residuais e indústrias de processo.

O REDAWN reúne 15 parceiros de 5 países no Espaço Atlântico compreendido pela Irlanda, França, Espanha, Portugal e Reino Unido. A PPA é um dos parceiros deste projecto que foi desenvolvido em consórcio liderado pelo Trinity College Dublin, que para além do IST – Instituto Superior Técnico, conta com a Action Renewables Ltd, Universidade de Nápoles Federico II, Hidropower Ltd, FAEN, Feragua, WATEF Network, SMPGA e a Universidade de Córdoba.

O REDAWN visa desenvolver um ambiente institucional, social e tecnológico adequado para promover uma maior eficiência de recursos nas redes de água, incluindo:

  • Avaliação da recuperação de energia em redes de água na área atlântica (AA);
  • Avaliação de impacto económico/ambiental desta tecnologia na região;
  • Desenvolvimento de directrizes de projecto e ferramentas de apoio à recuperação de energia hidroeléctrica em sistemas de água potável, águas residuais, irrigação e processos industriais;
  • Desenvolvimento de políticas e ferramentas de apoio institucional para aumentar a implementação de projetos de recuperação de energia;
  • Quantificação dos impactos societais da recuperação de energia hidroeléctrica em redes de água;
  • Difusão generalizada e promoção da eficiência energética nas redes de águas.

Este é um projecto de 2,9 milhões de euros financiado pelos fundos FEDER do programa Interreg Espaço Atlântico.

O projeto tem a duração de três anos e será concluído na primavera de 2020. Para mais informações sobre projecto REDAWN por favor consulte: https://www.redawn.eu/pt

Link permanente para este artigo: http://www.ppa.pt/idi/a-ppa-em-projetos-idi/