Participação da PPA na 7.ª Conferência Ministerial “Ambiente para a Europa”

Nos dias 21 a 23 de Setembro, a PPA esteve presente na 7.ª Conferência Ministerial “Ambiente para a Europa”, em Astana, Cazaquistão, e organizou um side event onde apresentou o sector português da água e o papel da PPA na sua projecção externa.

No mesmo side event, o Gabinete de Relações Internacionais do Ministério do Ambiente apresentou as principais linhas da Convenção de Albufeira sobre a protecção e o aproveitamento sustentável das águas das bacias hidrográficas luso-espanholas e foi lançada a sua versão em russo.Esta 7.ª Conferência foi dedicada a dois temas: a gestão sustentável da água e de ecossistemas associados à água e economia verde (integração do ambiente no desenvolvimento económico). Em matéria de água, foi aprovado o documento Astana Water Action, que inclui uma série de compromissos concretos por parte de alguns países entre os quais Portugal, e a Declaração Ministerial “Save water, grow green!”.

O Processo “Ambiente para a Europa”, criado em 1991, é uma parceria entre os países da região abrangida pela Comissão Económica para a Europa das Nações Unidas (CEE/ONU), organizações do sistema das NU representadas na região, centros ambientais regionais, ONG, sector privado e parceiros sociais. Tem por objectivo ajudar os países da região a melhorar o seu desempenho ambiental, fazendo-o convergir para um standard de desempenho regional. A região abrangida pela CEE/ONU inclui 56 países, entre os quais a UE, Canadá e EUA, Ásia Central (Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turquemenistão e Uzbequistão) e Israel.

Desde 2007, Portugal tem vindo a assumir um papel cada vez mais destacado neste Processo e que culminou, em Astana, com a nomeação de um representante nacional como chair do Comité de Política Ambiental da Comissão Económica para a Europa das Nações Unidas.

A participação da PPA nesta Conferência beneficiou, assim, do facto de Portugal, ao nível institucional, gozar de reconhecimento dos actores da região pelo bom trabalho desenvolvido neste Processo, na lógica de sinergia que orienta a actuação da PPA.

Para mais informações sobre este evento, pode visitar o site aqui.

Link permanente para este artigo: http://www.ppa.pt/2011/07/7-%c2%aa-conferencia-ministerial-ambiente-para-a-europa/