PPA colabora no reforço da componente água do Programa Horizon 2020

A Parceria Portuguesa para a Água deu um contributo à Deputada do Parlamento Europeu, Maria da Graça Carvalho, visando reforçar a componente água do “Horizon 2020”, o Programa Europeu para Investigação e Inovação agora em preparação.Esta deputada portuguesa do Grupo Parlamentar do Partido Popular Europeu está encarregada do principal relato do Parlamento Europeu sobre a proposta da Comissão Europeia relativa ao Programa “Horizon 2020” e subsequente negociação de uma versão final com o Conselho e a Comissão.

As propostas feitas pela PPA tiveram por objectivo reforçar a importância central do tema “água”, que aparecia de forma muito diluída nas temáticas mais gerais dos recursos naturais e das alterações climáticas. A importância e a especificidade dos recursos hídricos justificam algum tratamento autónomo, sem prejuízo de reconhecer a sua relação estreita com outros temas como a agricultura, a energia, o clima e o ambiente.

Entre as várias sugestões da PPA conta-se a proposta de um novo sub-capítulo dedicado especificamente à água, intitulado “Turning water challenges we face into opportunities for innovation, cooperation and development”, e um maior ênfase com que o tema dos recursos hídricos deve ser tratado nos outros capítulos, nomeadamente a atenção especial que deve ser dada à agricultura de regadio, em virtude de estar associada a uma utilização intensiva de água e à construção de infraestruturas com potencial impacte nos ecossistemas.

Em relação à produção energética a partir de fontes renováveis, a PPA realçou a importância da energia hidroelétrica e o recurso a sistemas reversíveis, que permitem aumentar o potencial de outras formas de energia renovável. Foi também reforçada a importância do recente lançamento por parte da Comissão de uma Parceria Europeia de Inovação para a Água (COMM(2012) 212 final). Esta iniciativa pode constituir um poderoso instrumento para reforçar ligações e criar sinergias, mobilizando empresas, centros de investigação e outros parceiros para temas cruciais relacionados com o uso e a gestão da água.

Para a PPA, a criação da Parceria Europeia de Inovação para a Água constitui uma oportunidade de trazer para o mercado global práticas eficientes e sustentáveis na gestão da água, permitindo que as  empresas da União Europeia se mantenham competitivas neste sector.

Link permanente para este artigo: http://www.ppa.pt/2012/05/ppa-colabora-no-reforco-da-componente-agua-do-programa-horizon-2020/