Presidente da PPA em grupo de alto nível para Parceria Europeia para a Inovação na Água

O presidente da Parceria Portuguesa para a Água, Francisco Nunes Correia,  foi convidado pelo Comisário Europeu do Ambiente, Janez Potočnik, para fazer parte do grupo diretor de alto nível que aconselhará os comissários na condução do projeto comunitário Parceria Europeia para a Inovação na Água. Este projeto visa apoiar trabalhos inovadores e envolve fundos de  cerca de 80 mil milhões de euros para apoiar trabalhos inovadores.

“Esta parceria europeia para a inovação no domínio da água procura criar uma enorme sinergia entre empresas e universidades, melhorando a capacidade tecnológica das empresas e contribuindo para resolver os problemas da água”, com eficácia e não esquecendo a competitividade, especificou Francisco Nunes Correia, em declarações à Agência Lusa. 

A decorrer nos próximos anos, a Parceria Europeia para a Inovação na Água (ou European Innovation Partnership (EIP) on Water) “vai traduzir-se em estudos, financiamento de ações concretas e muitos milhares de milhões de euros gastos em toda a Europa em projetos de apoio às empresas e à melhoria às condições de utilização da água”, relatou o especialista.

Portugal pretende participar com casos de estudo, referiu Nunes Correia, dando o exemplo da Parceria Portuguesa para a Água, que quer apresentar, pelo menos, um projeto.

O objetivo da Parceria europeia é juntar todos os atores relevantes de vários países e setores relacionados com a água, desde empresários, investigadores, responsáveis governamentais, indústrias mais utilizadoras deste recurso e setor financeiro.

Os responsáveis comunitários querem “acelerar o desenvolvimento e o conhecimento de soluções inovadoras para os desafios atuais na área da água” e será desenvolvido um plano estratégico com os parceiros para definir áreas prioritárias para ações.

O presidente da Parceria Portuguesa para a Água considera que esta iniciativa “é o reconhecimento, como jamais foi feito no passado, da importância que a água tem na sociedade contemporânea e que terá cada vez mais”.

Link permanente para este artigo: http://www.ppa.pt/2012/07/presidente-da-ppa-em-grupo-de-alto-nivel-para-parceria-europeia-para-a-inovacao-na-agua/