Parceria Portuguesa para a Água promove missão empresarial à Tunísia

Nos passados dias 13 e 14 de novembro, a Parceria Portuguesa para a Água  levou a cabo uma missão empresarial à Tunísia no âmbito da iniciativa “Business Opportunities Seminar”, promovida pelo Banco Africano de Desenvolvimento. Os participantes Portugueses nesta missão transmitiram à PPA um feedback muito positivo e encorajador para iniciativas futuras similares Para além de um melhor conhecimento dos procedimentos de contratação seguidos pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAfD), este evento permitiu um maior conhecimento sobre as políticas, estratégias, operações e projetos em “pipeline” financiados pelo BAfD. Esta missão empresarial contou com o apoio da representação portuguesa no BAfD, bem como da AICEP, designadamente através do grupo de trabalho das multilaterais financeiras e da delegação da AICEP em Tunes. O BAfD, baseado em Tunes, é a principal instituição multilateral financeira ativa no “cluster” da água no continente africano

Nos dias 13 e 14 de novembro, a comitiva da Missão Empresarial esteve presente no “Business Opportunities Seminar”. O primeiro dia do Seminário foi dedicado a apresentações sobre as políticas, prioridades, operações e procedimentos de contratação do Banco. Durante a tarde, seguiram-se reuniões com os responsáveis de cada departamento do Banco. A comitiva portuguesa marcou presença  na reunião com o OWAS, onde teve oportunidade de esclarecer as suas dúvidas com o director para a água e saneamento, Mr. Tom Mugoya.

No final da tarde do dia 13 de novembro os participantes da missão deslocaram-se a Cartago, à residência do Embaixador de Portugal na Tunísia, Dr. Luís Faro Ramos, para uma receção. O Embaixador, bem como o Delegado Português da AICEP em Túnis, Dr. Nuno Várzea, receberam a comitiva portuguesa, tendo igualmente convidado os quadros portugueses no BAfD e representantes de empresas tunisinas no sector da água. A receção contou também com a presença da Ministra do Ambiente da Tunísia, Ms. Mamia El Banna.

A Ministra reuniu com o Presidente da PPA, o Prof. Francisco Nunes Correia, transmitindo-lhe a disponibilidade do Ministério do Ambiente e do Governo Tunisino em colaborar com entidades e empresas portuguesas, designadamente, mostrando-se disponíveis para reforçar a cooperação institucional, eventualmente na organização de uma missão tunisina a Portugal.

Como parte integrante desta missão empresarial, a PPA promoveu no dia 14 um encontro entre as empresas portuguesas e as principais entidades tunisinas do setor da água sob o formato de mesas redondas.  Participaram perto de duas dezenas de representantes de empresas, centros de investigação e entidades governamentais da Tunísia.

A PPA irá agora fazer o follow up com o governo Tunisino e principais empresas do sector no sentido de dinamizar e incentivar uma missão empresarial Tunisina a Portugal.

Consulte aqui a lista das empresas que participaram na Missão Empresarial à Tunísia.

Link permanente para este artigo: http://www.ppa.pt/2012/09/parceria-portuguesa-para-a-agua-promove-missao-empresarial-a-tunisia/