PPA organiza sessão de divulgação e debate sobre a Água e o Programa Horizonte 2020

A Parceria Portuguesa para a Água organizou  no passado dia 16 de novembro, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil,  uma  sessão de divulgação e debate sobre a Água e o Programa Horizonte 2020 para recolha de contributos a enviar à Comissão Europeia.

A Parceria Europeia de Inovação para a Água  (EU/ EIP on Water), foi lançada a 10 de Maio de 2012, e constitui uma das iniciativas bandeira no quadro da “União de Inovação”  da Estratégia  Europa 2020.  Trata-se de uma plataforma onde têm assento representantes dos principais agentes da água europeus dos setores público e privado: empresas, fornecedores de produtos e serviços, administração pública, centros de investigação, universidades, associações técnico-científicas e organismos não governamentais, etc.

O principal objetivo da EIP on Water é delinear uma “Agenda de Inovação  no domínio da Água”, que contribua para corrigir as fragilidades e obstáculos do sistema europeu de Investigação, Desenvolvimento e Inovação, constituindo-se como instrumento privilegiado para a definição das prioridades de investimento do Horizonte 2020 e da sua articulação com os fundos estruturais.

A PPA tem vindo a acompanhar, desde o início, a EIP on Water, estando representada ao mais alto nível da sua estrutura de governação pelo Prof. Francisco Nunes Correia, Presidente desta Associação, enquanto membro convidado do High Level Steering Group (HLSG) e pela Engª Rafaela de Saldanha Matos, Administradora da PPA, ao nível da Task Force e do grupo redatorial do Strategic Implementation Plan (SIP).

Pode consultar o programa da sessão aqui e as apresentações realizadas no seminário aqui.

Link permanente para este artigo: http://www.ppa.pt/2012/11/ppa-organiza-sessao-de-divulgacao-e-debate-sobre-a-agua-e-o-programa-horizonte-2020/