Projetos portugueses distinguidos nos Prémios de Inovação da Associação Internacional da Água

A International Water Association, em colaboração com a European Water Supply and Sanitation technology Platform (WssTP), anunciou os premiados nos Project Innovation Awards (PIA) Europe & West Asia Regional Awards, atribuindo diversos prémios a projetos portugueses.

O Prémio Inovação em Projetos de Planeamento foi atribuído ao LNEC pelo projeto “AWARE-P: from incipient to leading-edge Infrastructure Asset Management planning in Portugal”.

O prémio veio reconhecer o trabalho de I&D e de transferência de conhecimentos levado a cabo no projeto AWARE-P, na Iniciativa Nacional para a Gestão Patrimonial de Infraestruturas (iGPI) e no Programa de Gestão Patrimonial de Infraestruturas (PGPI) da AGS. As metodologias e ferramentas desenvolvidas estão em implementação efetiva em trinta entidades gestoras nacionais que servem um total aproximado de 25% da população de Portugal continental, além de percorrerem também um trajeto internacional, com aplicação em entidades gestoras em Espanha, EUA e Austrália, e com várias outras a serem iniciadas ou planeadas na Noruega, Holanda, Brasil e outros países.

A ERSAR é um dos parceiros do projeto AWARE-P e a sua participação neste projeto teve por objetivo assegurar às entidades gestoras de serviços de águas o acesso fácil e gratuito a informação e conhecimento detalhado em matéria de GPI e às ferramentas para a sua aplicação.

A EPAL recebeu três distinções. O WONE- Water Optimization for Network Efficiency foi premiado na categoria “Gestão da Operação” e a ferramenta multifunções Chave Águas Livres foi premiada na categoria de “Pequenos Projectos”. Recebeu também uma menção honrosa na categoria de “Projectos de Planeamento”, pela estratégia de gestão de riscos futuros.

Das quatro distinções que Portugal recebeu, ficando à frente da Suiça (2 distinções), Espanha(2) e Holanda (2), três pertencem à EPAL que, foi ainda, a única entidade a receber mais do que um prémio.

Os prémios serão entregues às entidades galardoadas numa cerimónia a realizar em Bruxelas durante a Water Innovation Europe Conference 2014. Todos os vencedores são candidatos automáticos ao PIA Global Grand Prize, que será entregue em 24 de setembro no Congresso Mundial da Água Lisboa 2014 da IWA.

Para mais informações clique aqui.

Link permanente para este artigo: http://www.ppa.pt/2014/04/projetos-portugueses-distinguidos-nos-premios-de-inovacao-da-associacao-internacional-da-agua/