Autarquias demonstram excelente gestão da água na 9ª Expo Conferência da Água

A Águas do Ribatejo, sistema intermunicipal verticalizado, é um dos exemplos de soluções de organização dos sistemas em baixa que vai ter voz no debate sobre reestruturação na baixa, que a 9ª Expo Conferência da Água promove no dia 18 de Novembro, no Centro de Congressos do LNEC, em Lisboa.

Carlos Coutinho, presidente da Câmara Municipal de Benavente e vogal da Águas do Ribatejo, sublinha que o sistema a que pertence “demonstra que as autarquias podem fazer uma excelente gestão da água”.“É preciso ter muita coragem para tornar um sistema destes viável, sobretudo quando muitos municípios mantiveram a gestão na baixa com dívidas muito significativas, o que os fragiliza neste processo todo e outros têm sistemas contratuais muito difíceis”, reflete Carlos Coutinho.

No entanto, o autarca não tem dúvidas que este modelo pode ser aplicado a muitos municípios do país, alguns dos quais já estabeleceram contato no sentido de perceber o seu modo de implementação, funcionamento e resultados.

Para o autarca de Benavente uma das mais-valias deste sistema está na verticalização. “ A Águas do Ribatejo é auto sustentável e tem um tarifário muito mais favorável para os municípios comparativamente com municípios limítrofes, na ordem dos 60 a 100 por cento”, garante.

Este ano, por exemplo, a Águas do Ribatejo optou por usar um bónus de cerca de um milhão de euros, ganho a título de benefícios fiscais obtidos devido ao volume de investimento realizado pela empresa ao longo do ano de 2013, para alargar a incidência do tarifário social ou possibilitar a revisão em baixa das atualizações tarifárias anteriormente previstas. Uma solução que só é possível “porque o capital é 100% público”. É por isso que advoga que que a gestão da água só pode ser pública: “Está demonstrado que a água tem de estar no controlo público, mas com um modelo empresarial. Este é o melhor caminho”.

Os associados da PPA beneficiam de um desconto de 30% no valor da inscrição na 9ª Expo Conferência da Água até ao dia 31 de outubro. Para tal, devem enviar comprovativo de associado da PPA no acto de inscrição (factura ou declaração).

Para mais informações consulte o site do evento em: http://www.ambienteonline.pt/9-expo-agua/

 

 

Link permanente para este artigo: http://www.ppa.pt/2014/10/reestruturacao-dos-sistemas-em-baixa-no-centro-da-9a-expo-conferencia-da-agua/