Plataforma online “Parcerias para o Desenvolvimento”

A fim de facilitar o acesso das empresas portuguesas a informações sobre os fundos disponibilizados pelos bancos multilaterais e pela União Europeia para investimento em países em desenvolvimento, o Governo criou a plataforma online “Parcerias para o Desenvolvimento”.

A plataforma visa responder à necessidade das empresas portuguesas de obterem informação mais detalhada, consolidada e facilmente acessível sobre as Instituições Financeiras Internacionais (IFI) onde Portugal é accionista: Banco Mundial (BM), Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento (BERD), Banco Africano de Desenvolvimento (BAfD), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Asiático de Desenvolvimento (BAsD), Corporação Andina de Fomento (CAF) e o Banco Europeu de Investimento (BEI), os quais disponibilizam cerca de 60 mil milhões de dólares (52,7 mil milhões de euros) por ano para projectos nos países em desenvolvimento.

Com esta iniciativa, o Governo pretende aumentar o número de empresas a concorrer a estes projectos e aumentar também a taxa de sucesso das candidaturas. Nesta primeira fase são publicadas diversas oportunidades de negócio divulgadas pelas diversas IFI anteriormente referidas, por sector e/ou país. Futuramente, o objectivo é que a plataforma sirva para o contacto entre as empresas que se candidatam para promover, por exemplo, consórcios, nos casos em que uma empresa isolada não preencha os requisitos exigidos no caderno de encargos de um determinado projecto.

Consulte aqui a plataforma online “Parcerias para o Desenvolvimento”.

 

Link permanente para este artigo: http://www.ppa.pt/2015/03/plataforma-online-parcerias-para-o-desenvolvimento/