Sessão pública de lançamento do projeto BINGO

A sessão pública de lançamento do projeto BINGO terá lugar na sexta-feira, dia 10 de julho de 2015, no Centro de Congressos do LNEC em Lisboa. Se desejar participar, inscreva-se em http://web.spi.pt/bingo/

Um consórcio liderado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) vai desenvolver o projeto BINGOBringing INnnovation to onGOing water management – a better control of our future under climate change, ganho recentemente no âmbito do Horizonte 2020. Foi o projeto de Investigação e Inovação melhor classificado entre 40 Consórcios europeus, sendo a primeira liderança portuguesa no Horizonte 2020 – Desafio Societal 5 – Ação Climática e tem um orçamento de 8 milhões de euros. O projeto será coordenado pela também administradora da PPA, Eng.ª Rafaela de Saldanha Matos.

Tendo como objetivo avaliar os impactos das alterações climáticas no ciclo integrado da água e promover estratégias de gestão de risco e medidas de adaptação, numa lógica de redução de vulnerabilidades e de acréscimo de resiliência, , o projeto envolve 20 parceiros europeus de 6 países, integrando uma equipa multidisciplinar de cerca de 80 especialistas provenientes de centros de investigação e inovação, autoridades da água, utilizadores da água, indústria e empresas. Os parceiros nacionais são, para além do LNEC, a EPAL, a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), a Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e a Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI).

Do BINGO resultará um portfólio de soluções para um leque de problemas específicos da gestão do ciclo da água, em particular para recursos hídricos vulneráveis ​​e de importância estratégica. Na fase inicial do projeto serão feitas previsões de cenários climáticos para os próximos 15 anos, numa resolução espacial adequada aos problemas a resolver e de forma a capacitar decisores e gestores a atuar a diversos níveis geográficos (local, regional e europeu).

Os resultados do projeto serão ilustrados, através de 6 casos de demonstração, 3 localizados no Norte da Europa (Noruega, Países Baixos e Alemanha) e 3 no Sul (Espanha, Portugal e Chipre), abrangendo assim uma gama representativa de condições climáticas, de combinações de usos da água (urbano, agrícola, industrial) e de tipologias de pressões.

Os casos de demonstração foram selecionados criteriosamente para cobrirem uma variedade de problemáticas incluindo inundações e secas, qualidade da água e poluição urbana, agrícola e industrial, bem como conflitos no uso da água por diferentes sectores de atividade económica (turismo urbano / agricultura / segurança alimentar; hidroeletricidade), garantindo desta forma o potencial de replicação das soluções desenvolvidas para outras regiões fora da Europa, nomeadamente para os países da Bacia do Mediterrâneo.

Clique aqui para obter mais informações.

Link permanente para este artigo: http://www.ppa.pt/2015/07/sessao-publica-de-lancamento-do-projeto-bingo/