Jaime Melo Baptista eleito presidente do Conselho Estratégico da PPA

O Engenheiro Jaime Melo Baptista foi eleito presidente do Conselho Estratégico da Parceria Portuguesa para a Água.

A eleição decorreu durante a Assembleia-Geral Extraordinária da PPA, que decorreu no passado dia 7 de outubro em Matosinhos.

O Eng. Jaime Melo Baptista iniciou funções no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), onde realizou parte importante da carreira (1977-2003), tendo atingido o nível máximo (Investigador-Coordenador). Conduziu numerosos projetos de investigação, nomeadamente nas áreas da modelação matemática, da reabilitação, da avaliação de desempenho e da melhoria da qualidade dos sistemas de distribuição de água.

Foi Presidente da Divisão de Distribuição da Associação Internacional da Água (IWA) entre 1994 e 1998 e Secretário Técnico da respetiva Comissão Nacional entre 1992 e 1999 e é actualmente membro do conselho de administração dessa associação.

Foi Presidente da Comissão Portuguesa de Normalização em Saneamento Básico no período de 1990 a 1994. Entre 2003 e 2015, foi Presidente da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (IRAR até 2009, actualmente ERSAR).

Foi distinguido em 2012 com o Award for Outstanding Contribution to Water Management and Science pela Associação Internacional da Água (IWA). Foi coordenador do tema Direito Humano à Água e Saneamento no 6º Fórum Mundial da Água, em 2012, e Presidente da Comissão Organizadora do Congresso Mundial da Água de 2014 e redactor líder da IWA-Lisbon Charter on Public Policy and Regulation of Water Services. É actualmente Investigador-Coordenador no LNEC e aconselha entidades internacionais em matérias de governança e regulação de serviços urbanos de águas.

Link permanente para este artigo: http://www.ppa.pt/2015/10/jaime-melo-baptista-eleito-presidente-do-conselho-estrategico-da-ppa/