Parceria Portuguesa para a Água colabora com a OCDE na adaptação para língua portuguesa dos Princípios para a Governança da Água

A OCDE encarregou a Parceria Portuguesa para a Água da preparação da versão em língua portuguesa dos “Princípios para a Governança da Água”, aprovados pelo Conselho Ministerial daquela organização no passado dia 4 de Junho.

Os doze Princípios da OCDE para a Governança da Água visam contribuir para políticas públicas claras e orientadas para resultados, com base em três dimensões que se complementam e reforçam mutuamente:

· Eficácia: diz respeito à contribuição da governança para a definição de objetivos e metas claros e sustentáveis para as políticas da água a todos os níveis de governo, para a prossecução desses objetivos e para o cumprimento das metas desejadas.

. Eficiência: diz respeito à contribuição da governança para a maximização dos benefícios de uma gestão sustentável da água e bem-estar associado ao menor custo para a sociedade.

· Confiança e Compromisso: dizem respeito à contribuição da governança para reforçar a confiança da sociedade nas instituições responsáveis e para garantir a participação e comprometimento das partes interessadas através de mecanismos de legitimação democrática e de equidade.

A governança da água pode contribuir significativamente para a conceção e implementação de políticas públicas mais robustas, envolvendo uma responsabilidade partilhada entre diferentes níveis de governo, sociedade civil, empresas e o mais alargado leque de partes interessadas que tenham um papel importante a desempenhar para que se colham os benefícios económicos, sociais e ambientais de uma boa governança da água.

A Parceria Portuguesa para Água, enquanto entidade que visa desenvolver sinergias e maximizar potencialidades para o desenvolvimento do setor português da água no mundo, subscreve os princípios enunciados pela OCDE e considera que os mesmos permitem consolidar parcerias entre instituições nacionais e de todas as nações do mundo que estejam empenhadas no uso sustentável da água e na valorização dos recursos hídricos.

Pode consultar a versão portuguesa dos Princípios da OCDE para a Governança da Água  através do seguinte link.

 

 

Link permanente para este artigo: http://www.ppa.pt/2015/11/parceria-portuguesa-para-a-agua-colabora-com-a-ocde-na-adaptacao-para-lingua-portuguesa-dos-principios-para-a-governanca-da-agua/