Resultados do “Balanço de Internacionalização do Cluster Português da Água – 2015”

A PPA efectuou um inquérito junto dos seus associados relativo ao “Balanço de Internacionalização de 2015” e revela agora os resultados.

Pelas suas características, este inquérito focalizou-se nas empresas e nos centros de investigação que integram a Parceria Portuguesa para a Água.

À semelhança do ano passado, congratula-nos ter atingido novamente um patamar de quase 100 respostas nesta edição.

O universo compreendido por este conjunto de 96 empresas e centros de investigação representa um volume de negócios de 1,7 biliões de euros e um total de cerca de 17,5 mil colaboradores. Os negócios internacionais representaram em 2015 cerca de 870 milhões de euros para este conjunto de entidades.

• Comparativamente aos dois anos anteriores, os resultados agregados das respostas indiciam sinais de uma tímida recuperação do nível de actividade global, a par de algum abrandamento do grau de internacionalização do cluster português da água. Com efeito, muitos associados sentiram os efeitos recessivos da evolução em alguns mercados-chave, cujos orçamentos públicos estão muito expostos aos preços internacionais do petróleo.

• Mesmo assim, em termos globais, o exercício de 2015 continuou a apresentar uma evolução tendencialmente mais favorável no plano internacional, apesar do diferencial face ao mercado nacional se ter reduzido comparativamente a anos anteriores.

• Cerca de um quinto das entidades conseguiu, em 2015, internacionalizar linhas de serviço/produto, até à data circunscritas apenas ao mercado Português;

• Também em 2015, cerca de metade das entidades conseguiu iniciar atividade num novo mercado geográfico (alguns fora do âmbito tradicional de enfoque das empresas Portuguesas);

• Finalmente, igual proporção participou activamente em concursos internacionais financiados primordialmente por instituições financeiras multilaterais. Note-se que, o cluster da Água nacional representou cerca de um quinto do número de contractos adjudicados a empresas Portuguesas e 12% do valor total adjudicado no período 2007-2014 (com destaque para o Banco Mundial).

Pode consultar os principais resultados deste inquérito aqui.

 

Link permanente para este artigo: http://www.ppa.pt/2016/03/resultados-do-balanco-de-internacionalizacao-do-cluster-portugues-da-agua-2015/