Porto acolhe importante conferência de inovação para a água EIP Water

A Parceria Europeia de Inovação para a Água anunciou hoje que a 4ª Conferência EIP Water vai ser realizada no Porto,  em Setembro de 2017.

Habitualmente com cerca de 500-600 participantes, esta conferência anual reúne decisores políticos, governos nacionais e locais, operadores, cientistas, investigadores, empresas de tecnologia, financeiros, start-ups, PMEs, serviços públicos, urbanistas, produtores industriais, jornalistas e instituições da UE a nível europeu, nacional e regional para quebrar as barreiras à inovação no sector.

Os 29 Grupos de Ação dentro da EIP Water mostrarão o seu trabalho na resolução dos grandes desafios com a inovação em áreas específicas relacionadas com a água, os melhores inovadores da Europa irão competir para o Prémio de Inovação da EIP Water (EIP Water Innovation Award), uma série de eventos paralelos e visitas a locais normalmente acompanham a conferência a fim de enriquecer o programa dos participantes.

Depois de Bruxelas, Barcelona e Leeuwarden, o Porto superou com sucesso várias outras candidaturas. Guido Schmidt, que dirige o secretariado para a EIP Water, declarou: “A proposta feita pelo Porto revelou-se por ser superior devido à clareza da abordagem e ao evidente forte apoio das organizações portuguesas que a apoiam, liderado pelo Município do Porto e pelas Águas do Porto. Estamos muito satisfeitos por termos recebido cinco propostas fortes e diversas de todos os cantos da UE.

É uma pena que não possamos aceitá-las todas! Estamos confiantes de que o Porto proporcionará, aos participantes da próxima conferência, um programa rico e estimulante que promove o progresso na inovação e aumenta a competitividade Europeia no sector da água. ”

Comentando a decisão, Rui Moreira, Presidente da Câmara do Porto, disse: “É uma grande honra para a Cidade do Porto ter a oportunidade de receber a 4ª Conferência da EIP Water. Esta decisão destaca de que a água está completamente integrada na nossa Estratégia de Sustentabilidade e desempenha um papel de liderança inovador no planeamento e design do nosso ambiente urbano.

O Porto está a trabalhar arduamente para tornar-se num laboratório vivo para que as tecnologias urbanas inteligentes possam lidar com todos os principais sistemas que uma cidade necessita – água, transporte, segurança, edifícios ecológicos, e energia limpa. Também é um reconhecimento de que Portugal é um “caso de estudo” excecional em serviços de água e recursos hídricos, reconhecido internacionalmente pela UE, OCDE, BEI e da Associação Internacional da Água (International Water Association-IWA).”

A conferência vai realizar-se semana de 25 de setembro de 2017, com a abertura de inscrições na primavera de 2017 através de http://www.eip-water.eu/

A Parceria Europeia de Inovação para a Água (European Innovation Partnership on Water -EIP Water) apoia o desenvolvimento de soluções inovadoras em toda a UE para enfrentar os grandes desafios da água e estimular a competitividade Europeia.

Ao trabalhar nos Grupos de Ação, os conhecimentos e os recursos de organizações públicas e privadas estão ligados à cadeia de inovação a nível da UE, nacional e regional para corresponder a procura à oferta e criar oportunidades de mercado, tanto dentro como fora da Europa. Por favor, consulte:http://www.eip-water.eu/

O Consórcio do Porto é composto por cinco entidades: Município do Porto, Águas do Porto (empresa municipal de água), Grupo Águas de Portugal, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil e a Parceria Portuguesa para a Água, com o apoio político do Governo Português através do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Também tem o apoio de vários parceiros científicos e tecnológicos, bem como empresas portuguesas e internacionais e associações profissionais do sector da água e inovação.

 

Link permanente para este artigo: http://www.ppa.pt/2016/09/porto-acolhe-importante-conferencia-de-inovacao-para-a-agua-eip-water/