«

»

Mar 22

Lisbon International Centre for Water (LIS-Water): vencedor de candidatura a financiamento pela Comissão Europeia

No Dia  Mundial da Água, a PPA associa-se à divulgação desta magnífica notícia para o nosso país e para o sector Português da água. 

Reproduzindo nota informativa do Eng. Jaime Melo Baptista, Investigador-Coordenador do LNEC (e Presidente do Conselho Estratégico da PPA), a quem desde já dedicamos público louvor pela inspirada e determinada liderança que tem devotado ao projecto LIS-Water.

 

Lisbon International Centre for Water (LIS-Water) financiado por Bruxelas

A capacidade nacional no setor da água continua a afirmar-se internacionalmente. A candidatura ao programa europeu H2020 Teaming para a criação de um centro de excelência em Portugal no setor da água, o Lisbon International Centre for Water (LIS-Water), acaba de ser selecionada pela Comissão Europeia para financiamento da 1ª fase.

O LIS-Water será constituído por entidades públicas e privadas com interesses no sector da água, promovido pelo LNEC em parceria e numa perspetiva inclusiva com organizações portugueses e estrangeiras internacionalmente reconhecidas (neste momento cerca de 40).

O LIS-Water pretende atrair especialistas mundiais, nacionais e estrangeiros, e vai centrar-se no desenvolvimento e na disseminação do conhecimento sobre políticas públicas, regulação e gestão de recursos hídricos e dos serviços de águas (abastecimento de água, saneamento de águas residuais e pluviais).

Vai desenvolver conhecimento e inovação, promover análise prospetiva e apoio aos decisores, oferecer formação de alta qualidade aos profissionais da água, apoiar o empreendedorismo e a incubação de novas empresas e incentivar a participação pública no setor da água.

Consulte aqui a apresentação do projecto feita na Conferência Acqualive 2017, que teve lugar no passado dia 16 de Março.