PPA divulga resultados do “Balanço de Internacionalização do Cluster Português da Água – 2016”

À semelhança dos últimos três anos, foi levado a cabo durante os primeiros meses de 2017, um inquérito junto da vasta maioria dos associados da PPA relativo ao “Balanço de Internacionalização de 2016” e revela agora os resultados.

 

Pelas suas características, este inquérito focalizou-se nas empresas e nos centros de investigação que integram a Parceria Portuguesa para a Água, com aproximadamente 90 respostas nesta edição.

O universo compreendido por este conjunto de 136 empresas e centros de investigação representa um volume de negócios de 1,7 biliões de euros e um total de cerca de 11,4 mil colaboradores. Os negócios internacionais representaram em 2016 cerca de 900 milhões de euros para este conjunto de entidades.

• Os resultados agregados das respostas confirmam sinais de uma tímida recuperação do nível de actividade global iniciada o ano passado, a par de algum abrandamento do grau de internacionalização do cluster português da água. Com efeito, muitos associados continuam a sentir os efeitos recessivos da evolução em alguns mercados-chave, cujos orçamentos públicos estão muito expostos aos preços internacionais do petróleo.

• Mesmo assim, em termos globais, o exercício de 2016 continuou a apresentar uma evolução tendencialmente mais favorável no plano internacional, apesar do diferencial face ao mercado nacional se ter reduzido comparativamente a anos anteriores

• A participação em concursos internacionais por parte de cerca de metade das entidades representadas concentrou-se geograficamente na África sub-sahariana e em projectos financiados pela União Europeia no quadro do H2020.

• O perfil de novas parcerias estabelecidas espelha a diversidade de estratégias de internacionalização seguidas pelas empresas Portuguesas, embora em 2016 se tenha assistido a um maior enfoque em parceiros de âmbito internacional.

• Finalmente, em 2016, 43% conseguiu iniciar actividade num novo mercado geográfico. Alguns fora do âmbito tradicional de enfoque das empresas Portuguesas.

Pode consultar os principais resultados deste inquérito aqui.

Link permanente para este artigo: http://www.ppa.pt/2017/03/ppa-divulga-resultados-do-balanco-de-internacionalizacao-do-cluster-portugues-da-agua-2016/