«

Mai 17

Centro Internacional de Excelência para a Água e Saneamento será criado em Portugal

Foi assinado hoje um Memorando de Entendimento entre o Estado Português e a UNECE para a criação do Centro Internacional de Excelência para a Água e Saneamento.

Ao final desta tarde, dia 17 de Maio, teve lugar no auditório do Centro de Congressos do LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, a assinatura de Memorando de Entendimento entre o Estado Português e a UNECE – United Nations Economic Comission for Europe, formalizando a escolha de Portugal para a futura instalação do Centro Internacional de Excelência para PPP no sector da Água e Saneamento. Em representação do Governo e das Nações Unidas estiveram na cerimónia o Senhor Secretário de Estado do Ambiente, Eng.º Carlos Martins e o Secretário Executivo da UNECE, Dr. Christian Friis Bach, respectivamente.

Esta decisão da ONU demonstra o reconhecimento internacional da capacidade profissional, técnica e científica que Portugal detém actualmente no domínio dos serviços de águas, bem como o elevado grau de qualidade dos serviços públicos de águas prestados à população, cuja evolução foi assinalavelmente positiva nos últimos 25 anos.

A assinatura deste memorando de entendimento representa uma importante responsabilidade que Portugal irá assumir no contexto internacional. A candidatura Portuguesa foi dinamizada pelo Engenheiro Diogo Faria de Oliveira, membro do Conselho Estratégico da PPA, que na cerimónia agradeceu o apoio recebido de múltiplas entidades nacionais, tendo centrado a sua intervenção nos próximos passos para a implantação do Centro Internacional de Excelência de Água e Saneamento, que será acolhido no campus do LNEC, em Lisboa.

Mais informações aqui.