Acolhimento de Delegação de Cabo Verde

A PPA em parceria com o LNEC realizou uma sessão de acolhimento a uma delegação de Cabo Verde.

A delegação Cabo Verdiana veio a Portugal no âmbito de uma visita técnica promovida pela ANAS de Cabo Verde e financiada pela Lux-Development, com o apoio e coordenação do Prof. José Saldanha Matos, Prof. Catedrático do IST.

Na sessão, exclusiva para associados da PPA, estiveram presentes 13 profissionais de Cabo Verde das seguintes entidades: Águas de Santiago – AdS, Água e Energia de Boavista (AEB), Câmara Municipal de São Vicente (CMSV), Serviço Autónomo de Água e Saneamento (SAAS) da ilha do Maio, Águas de Ponta Preta (APP), ANAS – Agência Nacional de Água e Saneamento e da Agência de Regulação Económica (ARE).

A sessão teve início com um pequeno enquadramento realizado pelo Director Executivo da PPA, Dr. João Simão Pires, seguindo-se as boas vindas realizadas pela Eng.ª Rafaela Matos, Investigadora Coordenadora do LNEC e Administradora da PPA.  O Dr. Luca Bernasconi, Assistente Técnico Lux Dev, entidade que financiou a visita, apresentou os objectivos e programa da visita.

Seguidamente o  Prof. José Saldanha Matos apresentou um panorama da situação de Cabo Verde, em Saneamento. Seguiram-se alguns comentários de representantes da delegação que agradeceram a oportunidade da visita técnica e a excelente apresentação relativamente aos principais desafios de Cabo Verde nesta área como por exemplo a salinidade da água e a reutilização da água residual para a agricultura, entre outros.

Após a pausa para café a Eng.ª Maria João Rosa, Investigadora Principal LNEC, falou do trabalho do LNEC e das soluções de tratamento e reutilização de águas residuais aplicadas em Portugal e o Eng.º Jaime Melo Baptista, Investigador Coordenador do LNEC, fez uma apresentação do projecto LIS-Water, o centro internacional de excelência para a inovação dos serviços de águas e recursos hídricos, para o qual convidou todos os presentes a aderir. A sessão terminou com a visita às instalações do Laboratório do Núcleo de Engenharia Sanitária do LNEC.

A visita técnica, que se iniciou com esta sessão de acolhimento, prosseguiu com a visita a várias ETAR de diferentes tipologias e capacidades, em diferentes zonas do país, e terminará no dia 27 de Abril.

 

Link permanente para este artigo: http://www.ppa.pt/2018/04/acolhimento-de-delegacao-de-cabo-verde/