Lançamento do Projecto TWIST

A PPA integra o projeto TWIST cofinanciado pelo Interreg SUDOE através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Projecto TWIST – Estratégia transnacional para a inovação no domínio da água

No âmbito dos seus objetivos de identificação de novas oportunidades para o desenvolvimento de projetos e iniciativas I+D+I nos mercados globais, a PPA integrou um consórcio internacional, com 12 entidades provenientes de Portugal, Espanha e França, que apresentou uma candidatura ao Programa Interreg Sudoe com o projeto TWIST – Estratégia Transnacional para a Inovação no domínio da Água (Transnational Water Innovation STrategy).

O projeto TWIST está focado na perspetiva tecnológica da gestão de águas residuais (tratamento e reutilização) e tem como principal objetivo criar novas parcerias transnacional e transregional, entre os diferentes agentes do setor da água com a capacidade de mobilizar os atuais recursos e desenvolver novos processos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (I&D+I) em direção ao cumprimento dos objetivos da Directiva-Quadro da Água (DQA).

O projeto TWIST foi aprovado a 7 de fevereiro de 2018, na segunda convocatória do Programa Interreg SUDOE, e o contrato de concessão foi assinado a 9 de abril de 2018, em Santander, em Espanha, nos termos do contrato n.º SOE2 / P1 / E0506. Com um orçamento total de um milhão, noventa e oito mil e quinhentos euros é cofinanciado a 75% pelo Interreg SUDOE através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O projeto TWIST começou a 1 de abril de 2018, com a duração de 36 meses, encontra-se dividido nos seguintes grupos de tarefas:

  • GT1. Criação de conhecimento: análise de atores e caracterização de processos de inovação a nível regional;
  • GT2. Experimentação : metodologia comum para a criação de três “laboratórios vivos” para a gestão, tratamento, reciclagem e recuperação de produtos em águas residuais;
  • GT 3. Análise de resultados e exploração do mercado: estratégia comum para a identificação de oportunidades de mercado;
  • GT4. Capacitação para o desenvolvimento regional e criação de emprego;
  • GT5. Capitalização e transferência de resultados para outras regiões SUDOE.

Clique aqui para a nota de imprensa do projeto.

Para mais informações sobre o Interreg SUDOE, por favor consulte: www.interreg-sudoe.eu.

Link permanente para este artigo: http://www.ppa.pt/2018/06/lancamento-do-projecto-twist/