Portugal foi o convidado de honra do H2Orizon

A 1.ª edição do H2Orizon, decorreu entre 19 e 21 de Setembro, em Sevilha e Portugal marcou presença como país convidado.

 

1.º Salão de Inovação e Tecnologia da Água, H2Orizon, foi uma iniciativa com o alto-patrocínio da Junta da Andaluzia, através das suas Consejerías do Ambiente e da Agricultura, que, nesta sua primeira edição, teve Portugal como convidado de honra.

A “Gestão eficiente da água no mundo digital” foi o tema desta primeira edição do H2Orizon que decorreu entre 19 e 21 de Setembro em Sevilha, na FIBES o principal complexo de Feiras de Sevilha. O evento foi dirigido ao mercado ibérico e também foram convidadas entidades de outros países como Países Baixos, França, Israel e Alemanha.

O Salão foi estruturado nas seguintes áreas:

  • ExpoHorizon, zona de exposição para as empresas;
  • InnovHub, zona para apresentações de novos projectos e modelos negócio;
  • Brokerage Event, área para encontros B2B;
  • Side Event, área para a realização de eventos de empresas;
  • ForumAgua, zona para conferências;
  • SocialAgua, área para o público em geral, com actividades de sensibilização ambiental e de cidadania.

A escolha de Portugal como convidado de honra desta primeira edição do H2Orizon resultou da identificação de desafios semelhantes, sobretudo a sul do Tejo, e da partilha de recursos hídricos existente entre Espanha e Portugal. Para além destes factores, o convite também se deveu ao reconhecimento das boas práticas e experiência do sector da água em Portugal. Assumiu particular importância o Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva, que tecnologicamente é um projecto dos mais avançados a nível internacional, e o grau de inovação da EDIA em que, dos 120 mil hectares de regadio já implementados, cerca de 20 mil são explorados, através de propriedade ou arrendamento, por espanhóis, na sua maioria andaluzes.

O interesse estendeu-se também aos modelos regulatórios e de gestão urbana água, à experiência da Parceria Portuguesa para a Água (PPA) e ao facto de a primeira Relatora Especial das Nações Unidas para o Direito à Água ter sido a portuguesa Catarina de Albuquerque, que actualmente é Presidente-executiva da parceria global Sanitation and Water for All.

Mais informações sobre a participação Portuguesa podem ser consultadas aqui.

Para mais informações sobre o evento é favor consultar: http://h2orizon.es/

Link permanente para este artigo: http://www.ppa.pt/2018/08/portugal-e-convidado-de-honra-do-h2orizon/