Pedro Cunha Serra distinguido com Prémio Personalidade Aqua Live 2019.

Desde 2012 que é atribuído o Prémio Personalidade Aqua Live, inicialmente no quadro do Green Business Week, e mais recentemente no âmbito do Portugal Smart Cities Summit, iniciativas dinamizadas pela Fundação AIP. Este prémio pretende distinguir e celebrar uma personalidade de reconhecido mérito, que ao longo de todo um percurso de vida tenha contribuído de forma notável para o progresso da gestão e utilização sustentável da água em Portugal.

Neste quadro, é com manifesta alegria que nos associamos ao anúncio público de que o Prémio Personalidade Aqua Live 2019 foi entregue ao Eng.º Pedro Cunha Serra, Membro do Conselho Estratégico da PPA.

Esta distinção destaca e enaltece o trabalho desempenhado por este reconhecido especialista Português do sector da água, licenciado e Mestre em Engenharia Civil pelo IST da Universidade Técnica de Lisboa.

O Eng. Pedro Serra, iniciou carreira na COBA, onde exerceu funções entre 1969 e 1989, primeiro como engenheiro do Serviço de Hidráulica e depois como Diretor-geral e Administrador da empresa. Participou em estudos e projetos de aproveitamentos hidrelétricos e hidroagrícolas, de barragens e dos seus órgãos hidráulicos e em estudos hidrológicos e de planeamento de recursos hídricos.

Em 1994 foi convidado para assumir a Presidência do Instituto da Água de Portugal onde se manteve até 1999, tendo participado ativamente nas negociações da Convenção de Albufeira para os rios internacionais ibéricos, nos trabalhos preparatórios da Diretiva-Quadro da União Europeia para o sector da água e na coordenação dos trabalhos de elaboração do Plano Nacional da Água e dos planos de gestão de bacias.

Foi Presidente do Instituto Regulador de Águas e Resíduos e do Instituto de Estradas de Portugal, a autoridade rodoviária nacional, tendo entre 2005 e 2011 assumido a liderança do  Grupo Águas de Portugal. A convite do Ministro do Ambiente dirigiu, em 2006, a revisão do Plano Estratégico de Abastecimento de Águas e Saneamento de Águas Residuais para o período 2007-2013. Mais recentemente coordenou os trabalhos de elaboração do Plano Nacional da Água.

Em 2018 foi eleito para o Comité da Convenção da Água da ONU, na sequência da candidatura promovida pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente, com o alto patrocínio do Ministério do Ambiente de Portugal. Sendo presentemente consultor internacional e assessor da Administração da TPF-Planege, o Eng. Pedro Cunha Serra junta-se assim aos demais profissionais distinguidos em edições passadas do Prémio Aqua Live:

  • Prof. Luís Veiga da Cunha – 2012
  • Prof. Ricardo Oliveira – 2013
  • Eng. António Eira Leitão – 2014
  • Embaixador Gonçalo de Santa Clara Gomes – 2015
  • Prof. Armando Lencastre – 2016
  • Prof. José Novais Barbosa – 2017
  • Prof. Francisco Nunes Correia – 2018

Link permanente para este artigo: http://www.ppa.pt/2019/05/premio-personalidade-aqua-live-2019-entregue-ao-eng-o-pedro-cunha-serra/