SCUBIC premiada nos WEX Global Awards 2020

Na Cerimonia de entrega de Prémios WEX Global Awards, realizada no Oceanografic em Valência, a 3 de março de 2020, um painel internacional de oito juízes especialistas dos setores da água e energia, reconheceram a excelência da SCUBIC e a extraordinária conquista em inovação, sustentabilidade, eficiência e colaboração.

A SCUBIC é uma start-up portuguesa tecnológica sediada em Aveiro que nasceu do resultado de vários anos de investigação e desenvolvimento na Universidade de Aveiro, o qual esta a ser transferido para o mercado. A SCUBIC pretende colmatar a necessidade de uma gestão mais eficiente e em tempo real de redes de distribuição de água, com o objetivo de reduzir custos operacionais e melhorar a sustentabilidade deste recurso tão importante.

Como forma de responder a estes desafios foi criado a plataforma SCUBIC, uma plataforma analítica para a gestão otimizada de redes inteligente de distribuição de água. A SCUBIC conectasse com as bases de dados e os sistemas de monitorização e controlo (SCADA) das entidades gestoras das redes de distribuição de água e, em conjunto com dados meteorológicos, preços de energia, algoritmos de inteligência artificial e de otimização, prever os consumos futuros de água e determinar os parâmetros diários ótimos para maximizar a eficiência e minimizar custos energéticos e operacionais. As entidades as quais a plataforma SCUBIC foi instalada estão atualmente a reduzir os seus custos energéticos entre 5 a 18%, a reduzir os seus consumos energéticos e desta forma a reduzir as emissões de CO2 até 8%.

Á medida que as entidades gestoras estão instalando cada vez mais sensores, a SCUBIC consegue criar valor acrescentado com os dados recolhidos.

Link permanente para este artigo: http://www.ppa.pt/2020/03/scubic-premiada-nos-wex-global-awards-2020/