AGS reduz água não faturada no Chile

A AGS – Water Solutions implementou um projeto de gestão eficiente dos sistemas de abastecimento de água em duas Entidades Gestoras Chilenas que diminuiu a Água Não Faturada (ANF) de ambas em cerca de 8,8%, que equivale a uma recuperação anual de 11,2 Mm3 e uma redução significativa de custos para as Entidades Gestoras.

Inicialmente, as duas Entidades Gestoras do Grupo de Empresas Aguas Nuevas S.A. apresentavam um nível elevado de água perdida no sistema associado a um nível baixo de medição de caudal na rede e contadores muito antigos, responsáveis pela incorreta medição dos consumos dos clientes.

Com o objetivo de reduzir a ANF, foi implementado o projeto que integrou uma metodologia de gestão e operação dos sistemas de abastecimento de água, permitindo diagnosticar problemas, identificar as áreas prioritárias e definir quais as ações concretas para a melhoria da eficiência hídrica, tecnológica e organizacional das entidades, que permitiu uma redução significativa de custos para as Entidades Gestoras. O projeto iniciou em janeiro de 2015 e terminou em março de 2020.

O impato do projeto

As Entidades Gestoras em que o projeto foi implementado, o seu Grupo Acionista, e o Regulador Chileno (SISS), reconheceram a capacidade técnica da AGS em responder ao desafio proposto e estabeleceram uma nova parceria para dar continuidade ao trabalho desenvolvido e estão a analisar o potencial de alargar a parceria a novas áreas de atuação – redução de afluências indevidas a sistemas de drenagem urbana, tratamento de águas residuais e eficiência energética.

O sucesso do projeto promoveu ainda o contacto com outras Entidades Gestoras Chilenas, do qual já resultou um novo projeto, também focado na melhoria da eficiência hídrica dos sistemas.

Este projeto da AGS foi ainda distinguido em 2017 com uma menção honrosa, na categoria Serviços dos PT Global Water Awards, uma iniciativa promovida pelo jornal Água&Ambiente e pela Parceria Portuguesa para a Água, que tem como objetivo distinguir a internacionalização das empresas do setor Português da Água.

Link permanente para este artigo: http://www.ppa.pt/2020/06/ags-reduz-agua-nao-faturada-no-chile/