Conferência de lançamento do projeto AQUIFER em Portugal

A Conferência de lançamento em Portugal do projeto AQUIFERInstrumentos inovadores para a gestão integrada das águas subterrâneas num contexto de crescente escassez de recursos hídricos, organizada pela Águas do Ribatejo, pelo Instituto Superior de Agronomia e pela Parceria Portuguesa para a Água, beneficiários Portugueses do projeto, irá realizar-se no próximo dia 29 de março de 2021, 2.ª feira, entre as 10h00 e o 12h00, via plataforma Zoom.

Do programa da conferência consta uma apresentação global do projeto AQUIFER e uma mesa redonda sobre “A importância das águas subterrâneas e desafios à sua gestão em contexto de escassez hídrica” que contará com oradores dos três países representados no consórcio deste Interreg-Sudoe (Espanha, França e Portugal). Poderá consultar o programa detalhado aqui.

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas através do seguinte formulário.

Sobre o projeto AQUIFER
O principal objetivo do AQUIFER– Instrumentos inovadores para a gestão integrada das águas subterrâneas num contexto de crescente escassez de recursos hídricos é capitalizar, testar, disseminar e transferir práticas inovadoras para a preservação, monitorização e gestão integrada de aquíferos que ajudem na tomada de decisão sobre a gestão dos recursos hídricos subterrâneos, melhorando a transferência de tecnologia para agentes locais e criar novas sinergias e desenvolver ferramentas comuns num contexto de recursos hídricos escassos e ameaças ambientais.   O projeto compreende as seguintes atividades principais:  
GT1 – Aplicações inovadoras de monitorização de aquíferos
GT2 – Soluções avançadas de gestão de águas subterrâneas
GT3 – Integração de aquíferos em esquemas gerais de gestão de recursos hídricos
GT4 – Análise e promoção das possibilidades de aplicação de soluções inovadoras no território SUDOE  

O projeto envolve 9 entidades de Portugal, Espanha e França, sendo o beneficiário principal do projeto, o IGME – Instituto Geológico y Minero de España. O projecto AQUIFER é cofinanciado pelo Programa Interreg-Sudoe.  

Link permanente para este artigo: http://www.ppa.pt/2021/03/conferencia-de-lancamento-do-projeto-aquifer-em-portugal/