Portugal participa na Conferência da Água da ONU 2023

Conferência da Água da ONU 2023, que terá lugar de 22 a 24 de Março de 2023 em Nova Iorque, será uma oportunidade chave para motivar os líderes mundiais a acelerar a ação pela água. Este evento histórico será a primeira conferência da ONU sobre a água em quase 50 anos. Pretende fazer uma ampla revisão intercalar dos objetivos da Década Internacional para a Ação “Água para o Desenvolvimento Sustentável” (2018-2028).

A Conferência contará com sessões de abertura e de encerramento, seis reuniões plenárias e cinco diálogos interativos sobre os seguintes temas:

  • Água para Saúde: Acesso a água potável segura, higiene e saneamento.
  • Água para Desenvolvimento: Valorização da água, nexus água-energia-alimentação e desenvolvimento econômico e urbano sustentável.
  • Água para Clima, Resiliência e Ambiente: Da origem ao mar, biodiversidade, clima, resiliência e redução do risco de desastres.
  • Água para Cooperação: Cooperação transfronteiriça e internacional pela água, cooperação intersectorial e água na agenda 2030.
  • Década de Ação pela Água: Acelerar a implementação dos objetivos da Década, através do Plano de Ação do Secretário-Geral da ONU.

Serão ainda realizados eventos paralelos organizados por Estados Membros e outras partes interessadas.

Um dos principais resultados da Conferência será a Agenda de Ação pela Água, uma coleção de todos os compromissos voluntários relacionados com a água, para acelerar o progresso da Década de Ação pela Água 2018-2028 e da Agenda 2030.

Portugal participará ativamente nesta Conferência, nomeadamente coorganizando, intervindo e moderando eventos paralelos e contribuindo para os diálogos interativos.

22 de março de 2023

Evento: The water-climate nexus: Governance as a key driver for climate resilient water and sanitation services

Local: Conference Room 5, UN Headquarters, New York

Horas: 18h30 – 19h45

Mais informações aqui.

24 de março de 2023

Evento: WOMEN 4 OUR WATER: From the Portuguese-speaking countries to the world

Local: Conference Room B, UN Headquartes, New York

Hora: 14h00 – 15h15

Link permanente para este artigo: http://www.ppa.pt/2023/03/portugal-participa-na-conferencia-da-agua-da-onu-2023/