PPA é uma das signatárias de carta endossada à UE, a solicitar a implementação da Water Resilience Initiative

A PPA está orgulhosamente entre os signatários de uma carta conjunta dirigida à Comissão Europeia, defendendo a rápida implementação da Water Resilience Initiative. 

Esta carta, que obteve o apoio de uma coligação diversificada de parcerias europeias, sublinha a necessidade premente de uma Europa resiliente à água no meio de pressões crescentes sobre os recursos de água doce do continente, exacerbadas pelo espectro iminente das alterações climáticas. Enfatiza o papel fundamental da água na promoção da prosperidade económica, do bem-estar social e da sustentabilidade ambiental em toda a Europa.

As instituições europeias atualizaram diligentemente o acervo europeu no domínio da água ao longo dos últimos cinco anos para enfrentar de frente os desafios emergentes. O consenso entre os Estados-Membros e as instituições sobre a urgência de uma estratégia hídrica coesa e abrangente tornou-se mais forte, especialmente após as resoluções do Conselho Europeu de 2021 e 2023, que destacaram a importância estratégica da água e a necessidade de uma ação decisiva.

A carta da coligação também faz referência a compromissos ousados assumidos pelas nações europeias na Conferência da Água da ONU de 2023, sinalizando o compromisso da Europa com a liderança global na gestão da água. No entanto, a concretização destes compromissos depende crucialmente da implementação da Water Resilience Initiative anunciada durante o discurso sobre o Estado da União em Setembro de 2023.

Numa altura em que a Europa está preparada para dar o exemplo na gestão da água, a coligação insta a Comissão Europeia a manter o seu compromisso e a implementar rapidamente esta Iniciativa. Ao dar prioridade à resiliência hídrica no próximo mandato, a Europa pode traçar um rumo para um futuro sustentável e próspero para todos.

Leia a carta conjunta aqui.

Link permanente para este artigo: http://www.ppa.pt/2024/03/ppa-e-uma-das-signatarias-de-carta-endossada-a-ue-a-solicitar-a-implementacao-da-water-resilience-initiative/