Mercados Emergentes: Caminhos e destinos para o ambiente e a energia

A 11.ª Grande Conferência do Jornal água&ambiente, este ano subordinada ao tema “Mercados Emergentes: Caminhos e destinos para o ambiente e a energia” constitui o encontro anual e transversal dos sectores do ambiente e da energia em Portugal, que identifica as oportunidades do momento, perspectivando o futuro e apontando caminhos para uma actuação melhorada e crescente das empresas portuguesas nestes mercados.
No passado dia 18 de Maio, no Centro Cultural de Belém, foram apresentadas oportunidades internacionais em países emergentes, como a Índia, que, pela sua receptividade, múltiplas oportunidades e ainda reduzido grau de competitividade empresarial nos sectores do ambiente e da energia, constitui um destino convidativo para as empresas nacionais que encontram na internacionalização um caminho fundamental para o seu crescimento.
Foram ainda focados os destinos obrigatórios, nomeadamente o Brasil e Angola, onde a presença nacional é já uma realidade de sucesso, e que abrem espaço e oportunidade às pequenas e médias empresas para o iniciar de um percurso de internacionalização através de parcerias estratégicas, com valor acrescentado em todos os sentidos.
Em análise estiveram também novos mercados em crescimento e com elevado grau de abertura à entrada de empresas estrangeiras, em áreas onde a inovação marca a diferença, de que são exemplo os grandes projectos em curso nos Emirados Árabes Unidos.
Foram também apresentados outros destinos de crescente interesse e oportunidade para o ambiente e energia, como Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Marrocos e Moçambique.

Nesta conferência esteve presente a Ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território, Eng.ª Dulce Álvaro Pássaro e o Secretário de Estado da Energia e da Inovação, Prof. Carlos Zorrinho.
O evento contou, entre outros oradores internacionais, com a presença do Secretário de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro, Dr. Carlos Minc, num momento de excelência para descobrir o Brasil nas áreas do ambiente e da energia, um mercado em expansão com desafios e oportunidades que o tornam numa das economias emergentes mais convidativas para o sector, reforçado pelos laços e protocolos com o Governo Português.
Teve também, entre outros oradores, a participação do administrador da EPAL de Luanda, Dr. Rui Augusto Tito, que apresentou os projectos da Empresa Pública de Águas de Luanda para a reabilitação e construção de infra-estruturas urbanas de água e saneamento, com abertura às parcerias público-privadas. Contou ainda com a presença da Dra. Micol Martinelli, responsável pelo EBTC Índia (European Business and Technology Center), um programa co-financiado pela União Europeia para a criação de oportunidades de negócio, transferência de tecnologia e identificação de sinergias entre Portugal e a Índia, bem como com a participação da Dra. Mafalda Duarte, Coordenadora-geral do Departamento de Energia, Ambiente e Alterações Climáticas, Banco Africano de Desenvolvimento (BAfD), que apresentou os sectores prioritários e programas de apoio ao desenvolvimento para diversificar os destinos das empresas portuguesas no Continente Africano: Marrocos, Cabo-Verde, Guiné-Bissau e Moçambique

Download da Brochura do Evento

Mais informações, clique aqui.

Link permanente para este artigo: http://www.ppa.pt/2011/05/mercados-emenrgentes-caminhos-e-destinos-para-o-ambiente-e-a-energia/