PPA apresenta resultados do Balanço de Internacionalização 2020

O Balanço da atividade internacional referente ao exercício de 2020, elaborado pela PPA, reflete uma retração no volume de negócios nas actividades internacionais, redução do número de empresas a ingressar em novos mercados mantendo no entanto a participação em concursos internacionais

Caracterização da amostra

  • Em Janeiro-Fevereiro de 2021, a PPA realizou um inquérito a todos os associados para análise do balanço das actividades internacionais durante o ano de 2020. Foram obtidas respostas de cerca de 50 empresas e centros de investigação (um número similar ao do ano passado), cuja gentil colaboração gostaríamos reiteradamente agradecer.
  • Em termos numéricos, a maioria do universo representado corresponde a empresas de pequena e média dimensão (com cerca de 100 colaboradores e 5 milhões de euros de facturação global), que globalmente representa 830 milhões de euros de volume de negócios e um total de 10,7 mil colaboradores.
  • As actividades internacionais assumem um peso muito siginicativo (superior a 40%) para cerca de metade das entidades participantes no inquérito.
Principais resultados

·         O ano de 2020 representa uma clara interrupção, quer num processo de gradual recuperação do nível de actividade global iniciado em 2015, quer no processo de crescente internacionalização do cluster Português da Água.

·         Conforme expectável, a retracção no volume de negócios registada em 2020 é mais acentuada nas actividades internacionais.

·         Tal é visível na percentagem de empresas que, em 2020, conseguiu iniciar actividade num novo mercado geográfico, a qual se situou abaixo de 30%. Tal contrasta com o patamar de cerca  de 50% que vinha sendo consistentemente observado desde 2012.

·         Todavia, o grau e intensidade de participação em concursos internacionais por mais de metade das entidades representadas manteve-se elevado, sendo igualmente visível um alargamento nas geografias onde são exploradas estas oportunidades.

Estes resultados reforçam a aposta da PPA nas multilaterais financeiras, nomeadamente no trabalho desenvolvido em conjunto com a AICEP e o GPEARI do Ministério das Finanças e na divulgação de concursos internacionais.

Consulte o relatório PPA – Balanço Internacionalização 2020.

Link permanente para este artigo: http://www.ppa.pt/2021/02/ppa-apresenta-resultados-do-balanco-de-internacionalizacao-2020/